Há uma nova parceria ibérica para vigiar florestas, a Iberian Space Partnership
Esta aliança prevê desenvolver uma rede de satélites para monitorar e controlar as florestas, bosques e zonas costeiras de Portugal e Espanha. O investimento é de 20 milhões de euros.
A Iberian Space Partnership é a mais recente parceira entre Portugal e Espanha para controlar e monitorizar as florestas. O objetivo é reforçar a colaboração ibérica na Constelação do Atlântico e “afirmar a liderança de Portugal e Espanha no novo quadro espacial europeu”. No total, o investimento é de 20 milhões de euros.
“Esta aliança prevê desenvolver uma rede de satélites para monitorizar e controlar as florestas, bosques e zonas costeiras de Portugal e Espanha e recolher informação sobre biodiversidade e o impacto de desastres naturais na península ibérica”, explicam em comunicado.
O acordo vai ser assinado na quinta-feira, no âmbito o XVII Encontro COTEC Europa, entre o operador português de satélites de observação da Terra GEOSAT, o centro de engenharia e desenvolvimento de produto português CEIIA e a empresa espanhola especializada no fabrico de câmaras para satélites SATLANTIS.
Em comunicado, sublinham que esta aliança luso-espanhola pretende acelerar o desenvolvimento e chegada ao mercado de produtos e serviços inovadores a partir de imagens de satélite para os mercados da gestão do território, infraestruturas, agricultura, sustentabilidade, seguros e segurança e defesa.
“Esta parceria é, assim, o resultado da primeira iniciativa de cooperação entre empresas ibéricas no âmbito da Constelação Atlântico, e representará um importante acelerador da implementação da Agenda New Space Portugal, consórcio liderado pela GEOSAT e que inclui vários associados e parceiros da COTEC”, acrescentam.
Para o diretor-geral da COTEC Portugal, Jorge Portugal, o papel da rede foi “relevante para impulsionar esta aliança” e que há um “potencial extraordinário de colaboração entre empresas de Portugal, Espanha e Itália, que importa explorar e que pode contribuir para o reforço da soberania tecnológica da Europa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há uma nova parceria ibérica para vigiar florestas, a Iberian Space Partnership
{{ noCommentsLabel }}