Commerzbank e Unicredit sentam-se à mesa para acertar pontos comuns

  • Lusa
  • 26 Setembro 2024

Vai decorrer esta semana o primeiro encontro entre os dois bancos, após a entrada do Unicredit no Commerzabank. A CEO do banco alemão garante que será um encontro "construtivo".

A instituição financeira alemã Commerzbank terá na sexta-feira a sua primeira reunião com o banco italiano UniCredit, após a sua entrada no capital e após confirmar a sua atual estratégia e independência.

A reunião foi anunciada esta quinta-feira, numa entrevista em Londres, por Bettina Orlopp, que, no início da semana, foi nomeada nova presidente executiva (CEO) do Commerzbank, embora ainda não tenha tomado posse.

“Vamos ter uma reunião na sexta-feira. A primeira. Penso que será basicamente um ponto de vista construtivo. O UniCredit é agora um acionista e investidor e é muito normal que haja uma troca de pontos de vista”, disse numa conferência organizada pelo Bank of America.

Após a entrada do UniCredit, segundo maior banco italiano, no Comerzbank, com cerca de 21% do capital, Orlopp disse que estavam abertos a qualquer opção que criasse valor para os seus acionistas, mas que era necessário estabilizar a situação e avaliar os riscos da execução dessas possibilidades.

A ainda administradora financeira (CFO) avisou que não iriam fazer “nada de estúpido” e que o seu principal objetivo era proteger o valor e o modelo de negócio do Commerzbank.

“Qualquer ideia de fazer uma aquisição louca agora ou uma venda rápida, etc. Não connosco. Não o vamos fazer. Temos um valor e queremos aumentá-lo, não destruí-lo”, afirmou.

Orlopp reconheceu que a entrada do UniCredit no banco tinha sido “uma surpresa” para eles, mas que tinham de lidar com isso.

Por isso, agora, a empresa tem três frentes de atuação: implementar a sua estratégia até 2027, desenvolver a empresa além dessa data e avaliar todas as opções em relação às últimas semanas.

Orlopp fez estas observações minutos após o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal do banco terem confirmado por unanimidade o seu apoio à estratégia do banco até 2027, que visa alcançar um “crescimento rentável” através de uma disciplina rigorosa em matéria de custos e de um foco nos clientes.

O Commerzbank reviu em alta os seus planos iniciais e espera agora que a sua rendibilidade dos capitais próprios tangíveis (RoTE) ultrapasse 12% em 2027, enquanto o lucro líquido aumentará “significativamente para mais de 3.000 milhões” em 2027.

O banco sublinhou ainda que está a “expandir continuamente a sua posição independente como um pilar sólido no mercado bancário alemão e um parceiro fiável da economia nacional” e reiterou a sua confiança no seu “potencial de crescimento e revalorização”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Commerzbank e Unicredit sentam-se à mesa para acertar pontos comuns

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião