Espanha ganha impulso e consolida a sua posição como um centro tecnológico ao estilo de “Silicon Valley”

  • Servimedia
  • 1 Outubro 2024

Os setores público e privado espanhóis promoveram iniciativas pioneiras, tornando o setor uma referência mundial.

Num setor tão exigente e globalizado como o setor tecnológico, as empresas espanholas tornaram-se um garante de fiabilidade e inovação com casos de sucesso em todo o mundo. Um ecossistema digital que tem sido impulsionado tanto pelo setor público como por empresas privadas líderes no setor das TI. Entre elas, a Telefónica, a Minsait (Indra) e a NTT Data, com propostas centradas na conetividade, na Inteligência Artificial e na gestão de dados.

A Telefónica tem sido uma das empresas pioneiras na transformação digital do país, desempenhando um papel fundamental na expansão das infra-estruturas de telecomunicações e na implantação do 5G, uma tecnologia que é até 90% mais eficiente em termos de consumo. A sua abordagem baseada na conetividade permitiu que indústrias tão diversas como a energia, a logística e o retalho integrassem soluções avançadas como a Inteligência das Coisas, que combina capacidades de IoT, Big Data e Blockchain com o objetivo de melhorar os processos de tomada de decisão baseados em dados das empresas, melhorando assim a sua eficiência e sustentabilidade.

A Minsait, por sua vez, liderou o avanço da Inteligência Artificial em Espanha este ano com a apresentação do seu relatório Ascendant “AI; radiografia de uma revolução em curso”. A empresa, que desenvolve a sua atividade em mais de 140 países, colocou-se na vanguarda da nova digitalização, fazendo uma análise exaustiva dos progressos da IA, tanto em Espanha como noutros países da Europa e da América Latina, e destacando alguns dos primeiros casos reais de utilização da IA e da IA generativa já em funcionamento. A Minsait, que também é responsável por tecnologias como a análise avançada, a nuvem e a cibersegurança, tornou-se um parceiro de confiança de grandes gigantes tecnológicos como a Microsoft, a AWS, a Google e a IBM para escalar com a sua tecnologia na transformação das organizações espanholas.

Outras empresas, como a NTT Data, mais especializadas em consultoria tecnológica e na integração de soluções de TI para empresas de todas as dimensões, têm sido fundamentais para melhorar a competitividade das organizações num ambiente digital em constante mudança e cada vez mais complexo. Através da sua abordagem Glasswing, a consultora transformou a gestão de dados principais do SAP graças à inteligência artificial, permitindo simplificar os processos ou melhorar a segurança e a qualidade dos dados.

O governo espanhol também tem sido fundamental na criação de um ambiente favorável para promover o crescimento tecnológico. A criação da Sociedade Espanhola para a Transformação Tecnológica (SETT) e de projetos como o PERTE Chip e o plano Next Tech visam posicionar a Espanha como uma referência em setores estratégicos como a microeletrónica e os semicondutores, cruciais para a competitividade na era digital.

Além disso, o plano Next Tech deu um impulso significativo às empresas tecnológicas em fase de arranque, oferecendo-lhes acesso a financiamento e recursos que lhes permitem crescer e expandir-se no mercado global. Estes investimentos não só estão a ajudar a consolidar o ecossistema tecnológico espanhol, como também estão a fomentar a criação de emprego e a atrair investidores internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha ganha impulso e consolida a sua posição como um centro tecnológico ao estilo de “Silicon Valley”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião