Marcelo afasta mais pressão sobre OE2025 e garante que “não falará com nenhum dos protagonistas”
Presidente da República justifica cancelamento de viagens com a importância dos próximos dias. "Entendo que é mais avisado ficar cá para acompanhar de perto", disse.
O Presidente da República garantiu esta sexta-feira que não irá pressionar o primeiro-ministro nem o secretário-geral do PS para a viabilização do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) e não irá falar com nenhum dos dois. Marcelo Rebelo de Sousa afirma que não está mais preocupado desde a reunião entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, mas que os próximos dias são “verdadeiramente importantes”.
“A pressão que reconheci ter feito [para viabilização do Orçamento] parou no Conselho de Estado. A partir do Conselho de Estado quem tinha de intervir, os protagonistas, intervieram e estão a intervir e o Presidente da República não deve fazer mais nada”, afirmou em Tomar, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3. Assegurou ainda que “não falará com nenhum dos protagonistas”.
Apesar de afirmar que não está mais preocupado após a reunião de quinta-feira entre o primeiro-ministro e o líder do PS, no qual Montenegro apresentou uma contraproposta com uma menor redução do IRC, face à proposta original do Governo, e um meio caminho no que toca ao IRS Jovem, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que cancelou as viagens que tinha previstas à Estónia e à Polónia na próxima semana porque “os próximos dias são verdadeiramente importantes“.
Aquilo que podia ter chegado a uma definição mais cedo não chegou. O que podia ter chegado a uma definição mais tarde também pode não chegar
“Entendo que é mais avisado ficar cá para acompanhar de perto. Acompanhar não significa intervir. Os portugueses não entenderiam que nestes dias estivesse a milhares de quilómetros de distância“, justificou. “Aquilo que podia ter chegado a uma definição mais cedo não chegou. O que podia ter chegado a uma definição mais tarde também pode não chegar“, acrescentou.
Marcelo reiterou, contudo, que tem uma “teimosia” de acreditar que a proposta orçamental será aprovada. “Até ao último segundo. Mas até ao último segundo podia ser em várias circunstâncias. Podia ser até ao último segundo da votação na especialidade e só se saber então na votação final global, podia ser até ao último segundo do debate e votação na generalidade. Agora estamos perante um panorama que pode ser diferente e pode ser mais rápida”, disse.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo afasta mais pressão sobre OE2025 e garante que “não falará com nenhum dos protagonistas”
{{ noCommentsLabel }}