Rui Costa ilibado no caso dos emails do Benfica. Luís Filipe Vieira vai a julgamento
O ex-presidente do Benfica foi acusado no processo dos emails do clube encarnado. O Ministério Público pediu também a suspensão do Benfica e do Vitória de Setúbal das competições desportivas.
O ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, o antigo assessor jurídico do clube Paulo Gonçalves e as SAD do Benfica e do Setúbal foram acusados no processo dos emails do clube encarnado. Já o atual presidente do Benfica, Rui Costa, foi ilibado pelo Ministério Público. Em causa está a simulação de uma compra e venda de jogadores com o Vitória de Setúbal para injetar dinheiro no clube, entre 2016 e 2019.
Segundo o Jornal de Notícias, a acusação garante que Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves desviaram milhões do Benfica, através de negócios fictícios na transferência de três atletas brasileiros. No total, o processo conta com 11 arguidos, entre eles as SAD do Benfica e do Setúbal. Em causa estão crimes de corrupção em concurso com participação económica em negócio e fraude fiscal.
Para além de Rui Costa, também o ex-administrador, Domingos Soares de Oliveira, passou de arguido a testemunha no caso, uma vez que a investigação não recolheu indícios de que tivesse participado no esquema.
O Ministério Público pediu ainda a suspensão do Benfica e do Vitória de Setúbal das competições desportivas, avança a CNN Portugal. Esta é uma pena acessória que, segundo o despacho de acusação, é justificada pelo grau de ilicitude dos factos, o seu modo de execução e o grau de violação dos deveres impostos.
Para além desta pena acessória, pediu ainda a proibição do exercício da profissão ou atividade de agente desportivo para Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves, o antigo presidente do V. Setúbal Fernando da Silva Oliveira, o antigo dirigente do V. Setúbal Vítor Hugo Valente e o antigo diretor desportivo do V. Setúbal Paulo Grencho.
A SAD do Benfica foi acusada pelos crimes de corrupção ativa, oferta indevida de vantagem e fraude fiscal qualificada. A SAD do Vitória de Setúbal responde por corrupção passiva, por recebimento indevido de vantagem e fraude fiscal.
(Notícia atualizada às 15h21)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rui Costa ilibado no caso dos emails do Benfica. Luís Filipe Vieira vai a julgamento
{{ noCommentsLabel }}