Powerdot vence prémio de empreendedor do ano da Fábrica de Unicórnios

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14:40

Prémio atribuído pela Fábrica de Unicórnios distingue, desde 2019, a startup ou empreendedor com maior destaque no ano. Vencedora opera segunda maior rede de postos de carregamento elétrico no país.

A Powerdot, startup portuguesa de operação de postos de carregamento elétricos, venceu a edição deste ano do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano, atribuído pela Fábrica de Unicórnios de Lisboa. Este galardão garante à empresa a oportunidade de apresentar o seu projeto no palco da próxima Web Summit, que decorre entre 11 e 14 de novembro.

A startup, cofundada em 2018 por José Sacadura, Luís Santiago Pinto e Thomas Monteiro, conta com 8.400 postos de carregamento normal, rápido e ultrarrápido de viaturas elétricas na Europa, dos quais 1.800 em Portugal, onde opera a segunda maior rede do país, apenas atrás da Galp.

José Sacadura, General Manager da Powerdot em Portugal

Esta foi a sexta edição de um prémio que nasceu em 2019 como homenagem ao ex-secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que foi o diretor fundador da Fábrica de Unicórnios de Lisboa — na altura denominada Startup Lisboa.

Além do Prémio João Vasconcelos, foram entregues o Prémio Ecossistema a Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health; o Prémio Startup Mais Promissora à Framedrop; o Prémio Melhor Startup de Impacto à Goparity; e o Prémio Melhor Startup Universitária à Lampsy.

Foram ainda anunciados os nove finalistas do Prémio de Inovação Social — “Lisboa Innovation for All” –, que incluem seis projetos portugueses e três internacionais (do Reino Unido, Coreia do Sul e Finlândia). Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Lisboa, organizada pela Fábrica de Unicórnios e apoiada pelo Conselho Europeu de Inovação.

Os nove finalistas, que se distribuem por três categorias (Qualidade da Educação, Acesso a Cuidados de Saúde e Integração de Migrantes), vão agora desenvolver um piloto nos próximos seis meses, cujo propósito é aperfeiçoar e testar os projetos em Lisboa. Findo esse período, com a ajuda de especialistas, o projeto vencedor de cada área será escolhido pelos lisboetas, ganhando um prémio financeiro de 120 mil euros e o apoio contínuo da cidade para implementar a solução que desenvolveram.

“Os Entrepreneurship Awards são um grande momento da Fábrica de Unicórnios, em que reconhecemos os melhores entre os melhores. Mas este ano decidimos ir mais além, com o maior prémio de inovação social da Europa. É o momento em que colocamos a criatividade e as competências do setor tecnológico ao serviço das pessoas”, disse o autarca de Lisboa, Carlos Moedas, citado em comunicado.

Já o diretor executivo da Fábrica de Unicórnios, Gil Azevedo, realça que os prémios de empreendedorismo “celebram o trabalho realizado no desenvolvimento de inovação em Portugal pelos empreendedores, crítico para o crescimento da economia, através da captação de investimento e criação de postos de trabalho, objetivos-chave da UnicornFactory Lisboa”.

Acerca dos prémios Lisboa Innovation For All, Gil Azevedo acrescenta que, “como idealizado pelo presidente da Câmara de Lisboa, a inovação tem a capacidade de ser um forte pilar de inovação social e de trazer soluções e impacto” para a cidade, uma vez que “permite usar o empreendedorismo para responder aos desafios enfrentados pelas cidades modernas”.

(Notícia atualizada às 15h41 para corrigir a legenda da foto)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powerdot vence prémio de empreendedor do ano da Fábrica de Unicórnios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião