Lucro da Sonae cresce 11% para 149 milhões até setembro
A empresa da Maia fechou os primeiros nove meses do ano com vendas de sete mil milhões de euros, impulsionadas pelo retalho e pela integração da nórdica Musti e da Druni.
O resultado líquido da Sonae subiu 10,6% para 149 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano, impulsionados pela “robusta performance operacional dos negócios, os fortes investimentos realizados e o crescente reforço da internacionalização“. Já o volume de negócios aumentou 15,4%, para sete mil milhões de euros, ajudado pelo “desempenho sólido dos negócios de retalho e pela inclusão da Musti e da Druni no portefólio”.
Já o EBITDA consolidado cresceu 21,7%, para 706 milhões de euros, beneficiando pela evolução do negócio do retalho e de telecomunicações, e da integração dos novos negócios – a MC concluiu a operação para a combinação da Druni e da Arenal no terceiro trimestre.
“A Sonae continua a demonstrar um crescimento robusto em todos os negócios do grupo. Fortalecemos as nossas posições competitivas nos principais mercados em que atuamos, acelerando a nossa evolução digital e fazendo progressos constantes nos nossos compromissos ESG”, adianta Cláudia Azevedo, numa mensagem na apresentação de resultados.
A líder da empresa realçou que a “MC apresentou um desempenho impressionante neste trimestre. No retalho alimentar, o Continente continuou a reforçar a sua quota de mercado, um sinal claro da atratividade da sua proposta de valor para os consumidores portugueses num mercado muito competitivo”.
Já no segmento de saúde, beleza e bem-estar, Cláudia Azevedo destaca que “este é o primeiro trimestre em que o contributo da Druni se reflete totalmente nos nossos resultados, uma aquisição que representa um marco importante no atingimento de uma posição de liderança num mercado em crescimento.”
A Worten, diz a gestora, “continua a ganhar quota de mercado em Portugal, registando um forte desempenho nas categorias de eletrónica e eletrodomésticos, complementado por progressos notáveis na sua oferta de serviços de reparação, com a iServices a expandir a sua presença em França e na Bélgica”.
Ainda no campo das aquisições, a CEO do grupo diz que a Musti, cuja aquisição foi concluída este ano, a empresa “continuou a aumentar a sua quota de mercado nos países nórdicos e chegou a acordo para adquirir a Pet City nos países Bálticos, um primeiro passo na expansão para novas geografias e no posicionamento da empresa como uma plataforma de crescimento no dinâmico setor de cuidados para animais de estimação.”
No retalho alimentar, a MC registou um volume de negócios de 5.384 milhões de euros até setembro, um resultado impulsionado pela transação da Druni, cuja integração com a Arenal posicionou a “MC como líder do mercado ibérico no segmento de saúde, beleza e bem-estar e reforçando a sua estratégia de crescimento a longo prazo em Portugal e Espanha.”
Já a Worten registou um volume de negócios de 942 milhões de euros, um aumento de 7% em termos homólogos. Nos cuidados para animais, a “Musti reportou que, no período de 1 de julho a 30 de setembro, as vendas cresceram 1%, alcançando 112 milhões”.
O investimento realizado pela empresa nos últimos 12 meses superou os 1,6 mil milhões de euros, com uma grande fatia deste valor destinado a aquisições: 1.071 milhões de euros.
A empresa tem vindo a reforçar a aposta na internacionalização através da aquisição da Musti, da Arenal/Druni e da BCF Life Sciences, tendo ainda investido, em Portugal, na expansão e remodelação do parque de lojas da MC.
“Olhando para o futuro, continuo confiante na nossa capacidade de manter esta trajetória de crescimento e de exceder os nossos objetivos”, refere a CEO Cláudia Azevedo.
“Dispomos dos recursos certos e temos equipas talentosas e dedicadas, comprometidas em criar valor a longo prazo sem nunca esquecer as nossas responsabilidades para com o planeta e a sociedade. Com este ímpeto, acredito firmemente que o resto do ano trará novas conquistas e um impacto positivo para todos os nossos stakeholders“, remata a líder do grupo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro da Sonae cresce 11% para 149 milhões até setembro
{{ noCommentsLabel }}