Málaga em alerta vermelho. Temporal inunda aeroporto, hospital e deixa 3.000 desalojados
Espanha continua a ser afetada por precipitações extremas. Tarragona e Málaga estão em alerta máximo e Valência, zonas da Andaluzia e da Catalunha sob aviso laranja.
A nova DANA, também conhecida por “Gota Fria”, trouxe chuvas intensas a Málaga e ao sul de Tarragona esta quarta-feira, com as inundações a cortarem ruas e vários acessos, avança o jornal espanhol El Pais (acesso pago). As imagens mostram que também o aeroporto, o Hospital Clínico de Málaga e a universidade de psicologia foram afetados pela subida das águas.
As inundações afetam também ligações ferroviárias e rodoviárias que já foram cortadas, como é o caso do comboio de alta velocidade que liga Málaga a Madrid. O ministério dos Transportes e Mobilidade espanhol indica, na rede social X, que o bloqueio se deve à “acumulação de água” que “afetou os sistemas de segurança da linha”.
Tweet from @transportesgob
Pouco tempo depois, a estação Maria Zambrano em Málaga foi evacuada e a Câmara Municipal suspendeu o serviço de autocarros municipais, avançou o jornal espanhol. Pelo menos 3.000 pessoas ficaram desalojadas em Málaga. A retirada de pessoas continua esta quarta-feira.
O alerta máximo, de perigo de vida, vai manter-se ativo em Málaga até à meia-noite e em Tarragona o alerta vermelho prolonga-se até às 22h00. Em Tarragona também foram afetadas várias estradas, como a autoestrada A-7.
Fustigada pela inundação sem precedentes a 29 de outubro, Valência está sob aviso laranja – o segundo numa escala de três – devido às chuvas extremas, assim como zonas da Andaluzia e da Catalunha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Málaga em alerta vermelho. Temporal inunda aeroporto, hospital e deixa 3.000 desalojados
{{ noCommentsLabel }}