Inflação na Zona Euro acelera para 2% em outubro. Em Portugal está acima da média
Os preços aceleraram em outubro na Zona Euro e no conjunto dos países da União Europeia. Em Portugal, a taxa de inflação de 2,6% situa-se acima de ambas as médias.
A inflação na Zona Euro acelerou em outubro para 2%, confirmou esta terça-feira o gabinete oficial de estatística da União Europeia (UE), em linha com a estimativa rápida avançada no final desse mês. No conjunto dos 27 Estados-membros, a subida dos preços, em termos homólogos, chegou aos 2,3%.
A taxa homóloga de inflação na Zona Euro em outubro é 0,3 pontos percentuais (p.p.) acima da registada no mês anterior, enquanto a taxa para o conjunto da UE acelerou 0,2 p.p. Deste modo, a taxa harmonizada em Portugal, a usada nas comparações europeias, que se situou nos 2,6% em outubro, ficou acima da média do euro e da UE, segundo o Eurostat.
Taxas homólogas de inflação em outubro de 2024 (%)
Em outubro, o maior contributo positivo para a inflação anual na Zona Euro veio dos serviços (+1,77 p.p.), seguindo-se os alimentos, álcool e tabaco (0,56 p.p.) e os bens industriais não-energéticos (+0,13 p.p.). No sentido inverso, a descida dos preços da energia teve um peso negativo na inflação (-0,45 p.p.).
Segundo o Eurostat, a Roménia (5%), a Bélgica e a Estónia (ambos com 4,5%) tiveram as maiores taxas de inflação em outubro, enquanto na Eslovénia a inflação foi nula (0%) e na Lituânia e na Irlanda foi marginal (0,1%).
“Em comparação com setembro de 2024, a inflação caiu em dois Estados-membros, manteve-se estável em seis e subiu em 19″, refere ainda a nota do organismo europeu, evidenciando a tendência de aceleração.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação na Zona Euro acelera para 2% em outubro. Em Portugal está acima da média
{{ noCommentsLabel }}