Banca ameaça com fim de taxa fixa ou mista se não puder cobrar por reembolso antecipado do crédito da casa
Caso não haja prorrogação da medida ou se não for aprovada uma nova, amortizações antecipadas de créditos à habitação com taxa variável voltam a pagar comissão máxima de 0,5% sobre capital reembolsado
A Associação Portuguesa de Bancos (APB) enviou um parecer ao Parlamento a alertar que limitar ou proibir as comissões que as instituições financeiras cobram pelo reembolso antecipado dos créditos à habitação poderá levar a banca a deixar de conceder empréstimos com taxa fixa ou mista — modalidade que, atualmente, representa a larga maioria dos novos créditos, avança esta segunda-feira o Público (acesso condicionado).
O alerta surge em antecipação da discussão do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), na qual vão ser votadas duas propostas legislativas sobre este tema: uma do PS, que se for aprovada vai eliminar as comissões pelo reembolso antecipado de todos os créditos à habitação, independentemente de estarem indexados a taxa variável ou fixa; e outra do Chega, tendo em vista limitar estas comissões através da criação de um teto máximo de 0,5% sobre o capital amortizado, seja nos empréstimos com taxa variável ou nos contratos com taxa fixa.
Até ao final deste ano, está em vigor um decreto-lei que impede a cobrança de qualquer comissão em caso de amortização antecipada de créditos à habitação, mas só se aplica aos contratos com taxa variável. Caso não haja uma prorrogação da medida, implementada pelo Governo de António Costa para mitigar o impacto da subida das taxas de juro, ou se não for aprovada uma medida nova, a legislação volta à formulação inicial. Ou seja, este tipo de reembolsos está sujeito a uma comissão máxima de 0,5% sobre o capital reembolsado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banca ameaça com fim de taxa fixa ou mista se não puder cobrar por reembolso antecipado do crédito da casa
{{ noCommentsLabel }}