Famílias portuguesas com quarto maior aumento da despesa com consumo
Portugal surge na 7.ª posição em termos de despesa das famílias com consumo em 2023, acima da média europeia. Mas teve o quarto maior aumento deste indicador face ao ano anterior.
A despesa com consumo das famílias na União Europeia (UE), corrigida de inflação, teve um aumento ligeiro de 0,5% no ano passado, o que compara com uma subida homóloga de 5,4% em 2022. Portugal é o sétimo Estado-membro com a maior despesa, acima da média comunitária, mas registou o quarto maior crescimento (+3,8%) deste indicador, segundo o Eurostat.
Os dados divulgados esta quinta-feira pelo gabinete estatístico europeu revelam que, em 2023, as despesas de consumo das famílias aumentaram mais nos serviços de restauração e alojamento (+4,6%), seguidos dos transportes (+4,3%) e da recreação, desporto e cultura (+3,0%).
Por despesas de consumo final entende-se os gastos feitos pelas famílias residentes com bens ou serviços, utilizados para a satisfação direta de necessidades ou desejos individuais ou de necessidades coletivas de membros da coletividade.
Comparando a evolução desde 2021, ano ainda marcado por restrições devido à pandemia de Covid-19, as despesas de consumo das famílias com restaurantes e serviços de alojamento e com recreação, desporto e cultura tiveram crescimentos significativos de 41,3% e 23,5%, respetivamente.
Em sentido oposto, o mobiliário, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (-4,9%) foi o segmento com a maior queda da despesa do consumo final das famílias em 2023, tendo-se registado diminuições também na alimentação e bebidas não alcoólicas (-3,7%) e nas bebidas alcoólicas, tabaco e estupefacientes (-2,2%).
Entre os 19 Estados-membros com dados disponíveis, Malta teve o maior aumento (+17,5%) da despesa do consumo final das famílias no ano passado, seguida pelo Chipre (+7,7%) e a Irlanda (+4,2%), enquanto a Suécia (-2,7%), a Hungria (-2,6%) e a Chéquia (-2,2%) tiveram as maiores quedas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Famílias portuguesas com quarto maior aumento da despesa com consumo
{{ noCommentsLabel }}