Famílias portuguesas com quarto maior aumento da despesa com consumo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13:11

Portugal surge na 7.ª posição em termos de despesa das famílias com consumo em 2023, acima da média europeia. Mas teve o quarto maior aumento deste indicador face ao ano anterior.

A despesa com consumo das famílias na União Europeia (UE), corrigida de inflação, teve um aumento ligeiro de 0,5% no ano passado, o que compara com uma subida homóloga de 5,4% em 2022. Portugal é o sétimo Estado-membro com a maior despesa, acima da média comunitária, mas registou o quarto maior crescimento (+3,8%) deste indicador, segundo o Eurostat.

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo gabinete estatístico europeu revelam que, em 2023, as despesas de consumo das famílias aumentaram mais nos serviços de restauração e alojamento (+4,6%), seguidos dos transportes (+4,3%) e da recreação, desporto e cultura (+3,0%).

Por despesas de consumo final entende-se os gastos feitos pelas famílias residentes com bens ou serviços, utilizados para a satisfação direta de necessidades ou desejos individuais ou de necessidades coletivas de membros da coletividade.

Comparando a evolução desde 2021, ano ainda marcado por restrições devido à pandemia de Covid-19, as despesas de consumo das famílias com restaurantes e serviços de alojamento e com recreação, desporto e cultura tiveram crescimentos significativos de 41,3% e 23,5%, respetivamente.

Fonte: Eurostat

Em sentido oposto, o mobiliário, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (-4,9%) foi o segmento com a maior queda da despesa do consumo final das famílias em 2023, tendo-se registado diminuições também na alimentação e bebidas não alcoólicas (-3,7%) e nas bebidas alcoólicas, tabaco e estupefacientes (-2,2%).

Entre os 19 Estados-membros com dados disponíveis, Malta teve o maior aumento (+17,5%) da despesa do consumo final das famílias no ano passado, seguida pelo Chipre (+7,7%) e a Irlanda (+4,2%), enquanto a Suécia (-2,7%), a Hungria (-2,6%) e a Chéquia (-2,2%) tiveram as maiores quedas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias portuguesas com quarto maior aumento da despesa com consumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião