Famílias com prenda antecipada: prestação da casa cai até 130 euros em dezembro

Descida das Euribor vai deixar uma prenda antecipada no sapatinho de muitas famílias portuguesas com crédito à habitação. A prestação vai aliviar até 130 euros no próximo mês.

Dezembro traz um presente no sapatinho para muitas famílias portuguesas com empréstimo da casa. Os contratos cujas condições forem revistas no próximo mês vão ter uma redução acentuada na prestação mensal, com descidas que poderão superar os 130 euros, de acordo com os cálculos realizados pelo ECO.

O alívio nos encargos com o crédito à habitação reflete sobretudo a descida das Euribor, que são usadas como indexante na maioria dos empréstimos da casa em Portugal.

Há um ano que estas taxas interbancárias estão em rota descendente, após terem atingido máximos de mais de uma década, acompanhando as expectativas dos investidores relativamente às taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE). Atualmente as três principais taxas já se encontram abaixo dos 3%.

Com a inflação sob controlo, o BCE já começou a desapertar a malha da sua política monetária no verão. Desde junho que a autoridade liderada por Christine Lagarde já baixou as taxas em 75 pontos base e a próxima reunião marcada para 12 de dezembro deverá trazer um novo corte de 25 pontos base — é isso que esperam os analistas, embora haja quem defenda que se deva acelerar o calendário perante a deterioração das condições económicas na Zona Euro.

Para o próximo ano são esperados mais cortes do banco central em virtude do quadro macroeconómico desfavorável e que poderá sofrer com a incerteza nos motores do euro — Alemanha e França — e também com o impacto do aumento das tarifas nos EUA sob a nova Administração Trump.

Ou seja, as famílias poderão contar com mais euros nos bolsos por conta do alívio da prestação da casa que se espera para o próximo ano. Assim apontam os contratos forward sobre as Euribor, que deixam antecipar que as taxas a três e seis meses baixem para os 2% ao longo de 2025.

Euribor aliviam

Fonte: Refinitiv

Quanto é que a minha prestação vai cair?

Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, as contas para novembro são as seguintes:

  • Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá descer para 716,99 euros, menos 47,32 euros (-6,19%) relativamente à prestação que pagava desde agosto;
  • Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 698,25 euros, uma descida de 87,57 euros (-11,14%) em relação à prestação que pagava desde maio;
  • Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá cair para 674,24 euros, menos 133,01 euros (-16,48%) face à prestação que pagou no último ano.

Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e se o seu contrato for revisto agora, saiba quanto irá pagar a menos.

Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver o simulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias com prenda antecipada: prestação da casa cai até 130 euros em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião