Dívida pública portuguesa cai pelo quarto mês seguido. Em outubro diminuiu 0,9%
O stock da dívida das administrações públicas registou em outubro uma redução mensal de 2,4 mil milhões de euros. No entanto, em termos homólogos, aumentou 0,18%.
A dívida pública continua a cair. De acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal, o stock da dívida das administrações públicas na ótica de Maastricht baixou 0,9% em outubro para cerca de 270 mil milhões de euros.
A redução de 2,4 mil milhões de euros do stock da dívida pública em outubro traduz-se no quarto mês consecutivo de quedas. “Esta descida refletiu a redução dos títulos de dívida de longo prazo (-3,4 mil milhões de euros), parcialmente compensada pelo aumento dos títulos de dívida de curto prazo (1,0 mil milhões de euros)”, refere o Banco de Portugal em comunicado.
No entanto, quando se analisa a evolução homóloga, verifica-se um aumento anual de 0,18% ou 483,9 milhões de euros. Foi a primeira vez em 13 meses que o stock da dívida pública registou um aumento homólogo. Este ano, o stock da dívida das administrações públicas contabiliza um aumento de 3% num montante equivalente a 7,9 mil milhões de euros.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Considerando o stock da dívida pública líquida de ativos em depósitos das administrações públicas, o Banco de Portugal refere que, em outubro, a dívida pública aumentou 2,8 mil milhões de euros, para 255 mil milhões de euros.
“Os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram 14,8 mil milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 5,1 mil milhões de euros relativamente a setembro“, detalha o banco central em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública portuguesa cai pelo quarto mês seguido. Em outubro diminuiu 0,9%
{{ noCommentsLabel }}