BRANDS' ECO «Decidimos entrar de forma oficial na produção de eventos»: Filipe Vaz apresenta a Líder Events
Filipe Vaz, CEO da Tema Central, explica a razão para o crescimento do negócio e antecipa novidades para 2025.
Atualmente, existe uma maior procura por eventos de qualidade e de caráter inovador em que o público está cada vez mais exigente sobre a seleção de oradores e os respetivos conteúdos. Com essa premissa, a Tema Central apresenta a ‘Líder Events’, a nova marca da empresa de comunicação que entra de forma oficial no setor da produção de eventos para as demais entidades.
Alicerçada numa plataforma multimeio constituída pela revista Líder, site Líder e a Líder TV, a empresa acrescenta mais uma área de negócio na produção de eventos, enquanto prestação de um serviço fora da esfera da empresa.
Filipe Vaz, CEO da Tema Central explica a razão para o crescimento do negócio e antecipa novidades para 2025.
A ‘Líder Events’ é a nova marca da Tema Central dedicada à produção de eventos. O que vos levou a criar esta área de negócio?
A Tema Central é uma empresa de comunicação que se foca na produção de conteúdos para líderes, através da nossa plataforma multimeio constituída pela revista Líder, o site Líder e a Líder TV. Esta plataforma é complementada com a produção de inúmeros eventos próprios sendo a Leadership Summit Portugal o nosso evento âncora desde há nove anos.
Nos últimos tempos, houve várias marcas parceiras que, conhecendo o trabalho que desenvolvemos na produção própria, nos solicitaram que produzíssemos também os seus eventos. Apesar de inicialmente termos resistido a seguir esse caminho, para não nos desfocar da nossa atividade de base, a verdade é que mais recentemente acedemos a produzir alguns eventos para terceiros com excelentes resultados. Assim sendo, decidimos reforçar a equipa e entrar de forma oficial na produção de eventos para outras entidades com o lançamento da marca ‘Líder Events’.
Existem muitas empresas a atuar no setor de produção de eventos. Quais são as vantagens competitivas da ‘Líder Events’?
Na realidade foi o mercado que nos procurou, foram as marcas que acompanham o nosso trabalho que reconheceram a capacidade de produzir eventos de grande qualidade ‘de A a Z’ e que, por isso, quiseram que abríssemos a nossa atividade.
Acredito que a nossa oferta se distingue por produzirmos eventos para os nossos clientes com a mesma dedicação e cuidado com que produzimos os nossos próprios eventos.
Creio que nos distinguimos porque, para além de toda a capacidade de gestão de produção logística, audiovisuais, bilhética, multimédia, edutainment, catering, etc., somos de base uma empresa de comunicação, o que nos leva a estar especialmente habilitados para apresentar a cada cliente um conceito de evento e flow de conteúdos e oradores que façam a diferença e correspondam aos objetivos da entidade promotora, para além de assegurarmos a preparação da mensagem e o coaching de palco de cada orador. Acreditamos que cada vez mais o público distingue os eventos pela qualidade e coerência dos conteúdos que se levam a palco e não tanto pelos efeitos, mais ou menos assessórios, a que muitas vezes assistimos e que ofuscam o que realmente interessa.
Por outro lado, disponibilizamos aos clientes a possibilidade de comunicar o seu evento através da nossa plataforma multimeio, o que, no caso dos clientes corporativos, académicos e institucionais, lhes permite divulgar o evento antes, durante e após a sua realização de forma precisa e orientada para o público-alvo pretendido. Neste caso destaco, naturalmente a Líder TV.
O que é exatamente a Líder TV?
A Líder TV é a nossa plataforma de streaming, a única existente em Portugal que permite aos clientes disponibilizarem os conteúdos dos seus eventos a uma audiência muito vasta com qualidade broadcast. Vivemos uma época em que as pessoas estão muito atentas e disponíveis para consumirem conteúdos em streaming, por isso mesmo, também os conteúdos de eventos relevantes podem e devem beneficiar deste novo tipo de consumo televisivo.
A Líder TV está disponível em lidertv.pt e também com acesso universal e gratuito nas posições 156 do MEO e 560 da NOS. Para além dos eventos poderem ficar disponíveis on demand, existe também a possibilidade de serem transmitidos live através da Líder TV, o que lhes confere uma capacidade de tração de audiência e impacto muito maiores. Tudo isto potenciado através de comunicação nas nossas outras plataformas como a revista e site Líder, e ainda das redes sociais onde reunimos mais de 230.000 seguidores.
"O nosso foco incide sobretudo nos eventos do conhecimento, nomeadamente para empresas, academias, associações e instituições oficiais que valorizem a qualidade dos conteúdos em palco e a eficácia da comunicação”
Quais serão as áreas/setores onde terão maior foco?
Temos capacidade de garantir a produção de qualquer evento, mas o nosso foco incide sobretudo nos eventos do conhecimento, nomeadamente para empresas, academias, associações e instituições oficiais que valorizem a qualidade dos conteúdos em palco e a eficácia da comunicação.
Da vossa experiência, quais são os fatores cruciais para o sucesso de um evento?
Após a COVID, em que as limitações no acesso a eventos foram enormes, assistimos a um interesse cada vez maior das pessoas estarem fisicamente presentes em eventos, sobretudo naqueles em que os oradores e conteúdos de palco têm qualidade. Creio que atualmente o público já distingue muito bem os eventos em que vão ouvir mais do mesmo, em que no palco estão sempre as mesmas caras que, por muito válidas que sejam, provavelmente já não têm muito mais a acrescentar. É fundamental fazer um refresh à mensagem, trazer novas pessoas a palco, convidar oradores nacionais e internacionais distintivos e, mesmo no caso em que subam a palco pessoas que já estiveram em inúmeros eventos, ter o cuidado de os ajudar a preparar o seu discurso para trazer algo de novo e relevante.
"A maioria dos eventos deste setor estão concentrados em Lisboa e Porto. Seria muito importante surgirem iniciativas que descentralizassem a atividade e começássemos a ter eventos de maior dimensão também noutros locais.”
Como classificaria o mercado português de eventos?
No caso dos eventos corporativos e do conhecimento, temos assistido a uma proliferação cada vez maior de iniciativas, o que me parece positivo porque permite uma segmentação de temas de forma mais precisa e aprofundada. Contudo, como referi anteriormente, creio que é fundamental dar-se cada vez maior atenção à qualidade dos conteúdos em palco. Sei que é difícil num país com a nossa dimensão evitar a repetição de caras, mas, ainda assim, creio que com imaginação é possível fazer melhor. Por outro lado, a maioria dos eventos deste setor estão concentrados em Lisboa e Porto. Seria muito importante surgirem iniciativas que descentralizassem a atividade e começássemos a ter eventos de maior dimensão também noutros locais.
Que novidades podem partilhar para 2025?
No início do ano iremos apresentar a nossa programação para 2025, mas posso adiantar que iremos ter novos projetos ligados ao público mais jovem assim como a áreas do conhecimento que normalmente estão afastadas do setor dos eventos como é o caso da Filosofia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
«Decidimos entrar de forma oficial na produção de eventos»: Filipe Vaz apresenta a Líder Events
{{ noCommentsLabel }}