Ministério Público acusa funcionário do Fisco e mais sete arguidos de corrupção
O Ministério Público acusou oito arguidos, entre eles um funcionário da AT em funções na Direção de Finanças de Coimbra, de diversos crimes económicos, como corrupção, branqueamento e fraude fiscal.
O Ministério Público acusou oito arguidos, entre eles um funcionário da Autoridade Tributária e Aduaneira em funções na Direção de Finanças de Coimbra e três empresas, de diversos crimes económicos, como corrupção, branqueamento e fraude fiscal. A investigação esteve a cargo da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária.
“Entre outros factos, resulta da acusação que o arguido funcionário da AT, entre 2017 e fevereiro de 2020, no exercício das suas funções e por causa delas, colocou os seus conhecimentos e experiência decorrentes dessas funções, assim como as correspondentes prerrogativas de acesso ao sistema informático da AT, para auxiliar diversos sujeitos passivos na transferência simulada de sociedades e da respetiva gerência, com vista a possibilitar eximirem-se às suas obrigações fiscais, designadamente em sede de IRC e IVA, o que fez mediante recebimento de vantagens indevidas”, lê-se no comunicado.
No total, são imputados crimes de corrupção passiva e ativa para ato ilícito agravado, fraude fiscal qualificada, branqueamento, falsificação de documentos e falsificação de documentos qualificada, falsidade informática, favorecimento pessoal, acesso ilegítimo qualificado e abuso de poder.
O Ministério Público requereu a perda de vantagens e a aplicação de pena acessória de proibição do exercício de funções pública
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministério Público acusa funcionário do Fisco e mais sete arguidos de corrupção
{{ noCommentsLabel }}