Margarida Monteny vence Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas
O galardão foi lançado em 2021 e destina-se a reconhecer jovens talentos do circo e dança, áreas que "nem sempre têm o reconhecimento público que merecem".
Margarida Monteny é a vencedora da terceira edição do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses. Segundo comunicado pelas Ageas, a entrega do prémio antecedeu a exibição do espetáculo Circo de Natal, uma história original de Afonso Cruz.
“Anteceder um espetáculo extraordinário com a entrega do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas, é uma celebração a dobrar porque estamos a promover o talento, dando-lhe um merecido incentivo e reconhecimento.”, disse Teresa Thobe, responsável de Marca, Patrocínios e Parceria do Grupo Ageas Portugal.
O galardão foi lançado em 2021 e destina-se a reconhecer jovens talentos do circo e dança, áreas que “nem sempre têm o reconhecimento público que merecem”.
“Acreditamos que todas as formas de expressão cultural e artística merecem ser reconhecidas e iniciativas como esta não só contribuem para a valorização do setor cultural como fortalecem a relação de proximidade com a comunidade”, afirma Teresa Thöbe, Responsável de Marca, Patrocínios e Parcerias do Grupo Ageas Portugal.
Com periodicidade anual e num valor de 5 mil euros, o prémio considera profissionais ligados às áreas consideradas para a atribuição do prémio, nomeadamente, intérpretes, coreógrafos, cenógrafos, produtores e programadores até aos 30 anos de idade.
“Espero que este prémio seja também uma oportunidade para que os espaços culturais olhem para o circo com mais atenção, permitindo-lhe continuar a reinventar-se e a desafiar as fronteiras de como o conhecemos” confessa Monteny no momento em que recebe a distinção.
Enquanto intérprete, Margarida Monteny tem colaborado com companhias de diferentes áreas, destacando-se o Ballet Contemporâneo do Norte, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Miguel Pereira, entre outros.
Criou em 2023 “BLUE”, uma coprodução Mostra Estufa – Teatro Municipal do Porto e Companhia Erva Daninha, e em 2022 “Simulacro” em parceria com Carminda Soares, uma coprodução Instável – Centro Coreográfico / Teatro Municipal do Porto e Teatro das Figuras.
De acordo com a Ageas, a galardoada “procura uma abordagem transdisciplinar na sua pesquisa e prática coreográfica, e as suas criações caracterizam-se por modelos e dispositivos de questionamento do espaço e interação passiva da audiência para com as performances, trabalhando sobre estados de intimidade, força e vulnerabilidade”.
O júri deste ano foi constituído por cinco nomes relevantes no circo: Isabela Cardinali, Israel Modesto, Luís de Matos, João Paulo Santos e Julieta Guimarães.
Na primeira edição do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas, em 2022, foi distinguido o acrobata aéreo Daniel Seabra. Em 2023, foi a vez da bailarina e coreógrafa Ana Isabel Castro. Em 2025, será novamente a vez de distinguir um jovem talento na área da Dança.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Margarida Monteny vence Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas
{{ noCommentsLabel }}