Banco de Fomento já escolheu oito consultoras para acelerar projetos

EY, PwC, PKF II Portugal, Crowe Advisory PT, F. Iniciativas, Ayming Portugal, All the Way e, em fase final de contratação, a Mundi Consulting foram as consultoras escolhidas para acelerar programas.

O Banco de Fomento já escolheu oito consultoras para ajudar a acelerar as candidaturas aos programas de Recapitalização Estratégica e Deal-by-Deal. Entre as consultoras escolhidas estão os grandes players do mercado.

“As consultoras já credenciadas e habilitadas para prestar apoio técnico às empresas interessadas, são: a EY, PwC, PKF II Portugal, Crowe Advisory PT, F. Iniciativas, Ayming Portugal, All the Way e, em fase final de contratação, a Mundi Consulting”, anunciou o banco liderado por Ana Carvalho em comunicado.

Desde o lançamento desta iniciativa inovadora, o BPF recebeu 21 manifestações de interesse, que resultaram em nove candidaturas de consultoras”, revela o mesmo comunicado. “Entre estas, destacam-se grandes players do mercado nacional e internacional, o que evidencia a atratividade e o potencial do mecanismo. Após a análise, oito candidaturas de consultoras foram aprovadas e sete já se encontram contratualizadas”, precisa o banco.

O Banco de Fomento vai pagar, pelo menos, dez mil euros por projeto às consultoras para que estas ajudem as empresas a candidatarem-se aos programas de direto e assim acelerar a execução dos mesmos. E poderão ainda receber “um montante variável de 1,5% sobre o valor investido pelo Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), criado com verbas do PRR, a liquidar no momento do desembolso financeiro ao beneficiário final”.

O Fundo de Capitalização e Resiliência (que tem uma dotação de 1,32 mil milhões) já contratou 64,4% da sua dotação e pagou 32,8% (190,5 milhões de euros às capitais de risco e 242,78 milhões às empresas). Nos dois programas de investimento direto já foram pagos 104,6 milhões de euros. Mas a meta é mobilizar 400 milhões em operações de coinvestimento direto até ao final de 2025.

Apesar da escolha destas oito consultoras, o Banco sublinha que o processo de “credenciação de novas consultoras permanecerá aberto até 1 de setembro de 2025, permitindo que outras empresas de consultoria se credenciem desde que cumpram os critérios definidos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento já escolheu oito consultoras para acelerar projetos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião