Core inclui módulos sobre inteligência artificial generativa nos seus programas de formação e de mestrado no setor audiovisual

  • Servimedia
  • 23 Dezembro 2024

A razão baseia-se na análise de que a inteligência artificial generativa (GenIA) está a transformar o setor audiovisual em todas as suas fases, desde a escrita do guião até à pós-produção.

A escola audiovisual Core, que pertence à Planeta Formación y Universidades, incluiu módulos de formação específica em inteligência artificial generativa em alguns dos seus cursos, como o Mestrado em Inteligência Artificial e Ambientes Imersivos para o Marketing e a Comunicação.

Esta tecnologia não só aumenta a eficiência e a criatividade, como promete redefinir os processos criativos num setor que, de acordo com o relatório “Entertainment and Media Outlook 2023-2027” da consultora PwC, registará um crescimento anual estimado de 2,6 % até 2028, atingindo 42.907 milhões de euros.

Um estudo recente da Planeta Formación y Universidades destaca que 65% dos estudantes em Espanha já utilizam a IA, embora 72% reconheçam que não receberam formação adequada. The Core responde a esta necessidade com uma abordagem educativa inovadora, alinhada com as tendências de um setor que, segundo a PwC, é cada vez mais influenciado pela convergência das tecnologias digitais e emergentes.

A reitora da Core, Mercedes Agüero Pérez, afirmou em comunicado que a escola acredita “que o conhecimento e a aplicação da IA generativa serão essenciais para os profissionais de amanhã liderarem numa indústria em constante evolução”. “A IA generativa não só automatiza tarefas, como também expande as possibilidades criativas, permitindo a produção simultânea de guiões, locuções e efeitos visuais, entre outras tarefas, otimizando custos e tempo”.

De acordo com a PwC, a inteligência artificial é o maior disruptor tecnológico dos próximos anos, com potencial para aumentar tanto a produtividade como a criatividade em setores como o audiovisual, que é fundamental para o entretenimento e os media. Em suma, a IA não só aumentará a produtividade na indústria, como também abrirá novas oportunidades para a criação de conteúdos e a personalização de experiências. Neste cenário, os profissionais que dominam estas ferramentas terão uma vantagem competitiva significativa.

Com uma metodologia centrada na prática e na aplicação real de tecnologias emergentes, a Core não só educa, como inspira os seus alunos a pensar para além das fronteiras tradicionais. Em colaboração com especialistas do setor e com um enfoque na adaptação à mudança constante, a escola garante que os seus alunos estão preparados para liderar a próxima era do audiovisual.

À medida que a inteligência artificial generativa redefine as regras do jogo, a Core reafirma o seu papel como motor de mudança, ajudando a moldar uma indústria onde a criatividade e a tecnologia andam de mãos dadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Core inclui módulos sobre inteligência artificial generativa nos seus programas de formação e de mestrado no setor audiovisual

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião