Brisa sobe preços em 52 portagens a 1 de janeiro. Lisboa-Porto custará mais 70 cêntimos

Concessionária de autoestradas aumenta tarifas nos principais percursos de longa distância. No entanto, garante que 44% das taxas de portagem aplicadas a veículos de classe 1 mantêm-se inalteradas.

A Brisa anunciou que a partir de 1 de janeiro de 2025 vai entrar em vigor o novo tarifário de portagem nas autoestradas. Isto significa que “52 das 93 taxas de portagem aplicadas na classe 1 (66% do total) serão atualizadas”.

No caso do percurso Lisboa-Porto pela A1, o preço das portagens para a classe 1 sobe 70 cêntimos e passa a custar 24,60 euros, segundo o comunicado da concessionária. E o percurso Lisboa-Algarve, pela A2, vai custar mais 60 cêntimos, para 23,30 euros. No percurso Marateca-CaiaA2/A6a atualização será de 35 cêntimos para 15,05 euros.

A Brisa explica que as tarifas de portagem vão registar em 2025 uma atualização de 2,21% de acordo com os mecanismos previstos na legislação aplicável. No entanto, a concessionária nota que nem todos os troços de autoestradas da rede Brisa terão aumento, sendo que 44% mantêm-se sem alterações de valor face a 2024.

Fonte: BrisaBrisa

No que respeita aos principais percursos urbanos, o troço A4 Porto-Amarante vai custar mais 25 cêntimos e na A3 Porto-Valença, a subida será de 20 cêntimos.

“Como se tem verificado nos últimos anos, também em 2025 existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores”, adianta a Brisa.

Exemplo disso é a viagem entre Lisboa e Cascais, que mantém o valor de 1,50 euros para um veículo da classe 1.

Brisa vai investir 64 milhões em 2025

Além da atualização nas taxas de portagem, a Brisa prevê no próximo ano investir 64 milhões de euros na rede de autoestradas. O investimento será feito em obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos.

Na A1 e na A4, ambas na região norte, vão também ser realizadas obras para melhorar a mobilidade nas ligações à rede viária exterior, em dois nós de ligação e algumas das áreas de serviço da A1 e da A2 verão ampliada a capacidade de parqueamento de viaturas ligeiras e será reforçada a oferta de postos de carregamento de veículos elétricos onde se tem vindo a verificar mais procura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brisa sobe preços em 52 portagens a 1 de janeiro. Lisboa-Porto custará mais 70 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião