Emprego e salários dos trabalhadores do comércio abrandam em novembro
Índice de emprego e índice dos salários no comércio subiram, respetivamente, 0,3% e 6,2% em termos homólogos em novembro, o que representa um abrandamento, de acordo com o INE.
Novembro foi sinónimo de crescimento do emprego e salários no setor do comércio, mas a um ritmo mais lento do que tinha sido registado no mês anterior. Isto num mês em que, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o volume de negócios acelerou.
Segundo o destaque publicado esta segunda-feira, o índice de emprego no comércio subiu 0,3% em termos homólogos, no penúltimo mês de 2024. Ora, em outubro, tinha sido verificado um aumento de 1,3%, o que significa que houve um abrandamento.
A mesma tendência foi registada nas remunerações: em novembro, o índice teve um acréscimo homólogo de 6,2%, abaixo da variação de 7,4% contabilizada em outubro. Ou seja, houve uma desaceleração.
Já o índice das horas trabalhadas registou uma “variação nula” entre novembro de 2024 e o mesmo mês do ano anterior. Em outubro, tinha havido, em contraste, um aumento de 1,0% deste indicador.
Por outro lado, o INE dá conta que o índice de volume de negócios no comércio avançou 8,8% em termos homólogos em novembro, o que representa “uma aceleração de 4,3 pontos percentuais em comparação com o mês anterior”.
“As vendas no comércio a retalho cresceram 5,8% (5,7% no período anterior). O comércio por grosso destacou-se pela intensidade do aumento, 11,1% (2,8% no mês precedente)”, destaca o INE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Emprego e salários dos trabalhadores do comércio abrandam em novembro
{{ noCommentsLabel }}