Confiança dos consumidores cai em dezembro, mas clima económico volta a subir
Confiança dos consumidores diminuiu após aumento ligeiro em novembro. Indicador de clima económico aumentou entre setembro e dezembro, atingindo um valor igual ao observado em março de 2019.
A confiança dos consumidores diminuiu em dezembro, após ter aumentado ligeiramente no mês anterior, mas o indicador de clima económico voltou a aumentar, atingindo um valor igual ao registado em março de 2019, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os consumidores estiveram menos confiantes em dezembro sobretudo devido às perspetivas relativas à evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, assim como das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar. Por outro lado, mostraram-se ligeiramente mais positivos sobre a evolução futura de realização de compras importantes por parte das famílias.
No entanto, o indicador de clima económico aumentou entre setembro e dezembro, atingindo um valor igual ao observado em março de 2019, segundo o INE.
Esta evolução resulta sobretudo do aumento de confiança registado na construção e obras públicas, nos serviços e no comércio nos últimos dois meses, apesar de ter diminuído de forma moderada na indústria transformadora nos últimos três meses.
Os inquéritos às empresas indicam ainda que o saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda aumentou em dezembro na construção e obras públicas, no comércio e, de forma expressiva, na indústria transformadora. Por outro lado diminuiu ligeiramente nos serviços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Confiança dos consumidores cai em dezembro, mas clima económico volta a subir
{{ noCommentsLabel }}