5 coisas que vão marcar o dia
Vai decorrer a gala de abertura da presidência polaca do Conselho da UE. A marcar o dia está ainda a reunião do Ministério da Saúde com os farmacêuticos e a tomada de posse do novo congresso dos EUA.
Esta sexta-feira, vai decorrer a gala de abertura da presidência polaca do Conselho da União Europeia (UE) e contará com os discursos do primeiro-ministro Donald Tusk e do presidente do Conselho Europeu António Costa. Também vão terminar duas greves – uma dos CTT da Moita e outra dos trabalhadores do Registo. A marcar o dia está ainda a reunião do Ministério da Saúde com os farmacêuticos, a tomada de posse do novo congresso dos EUA e a greve dos trabalhadores das Santas Casa da Misericórdia.
Abertura oficial da presidência polaca do Conselho da UE
Esta sexta-feira, pela 20h, terá lugar em Varsóvia, na Polónia, a gala de abertura da presidência polaca do Conselho da União Europeia (UE). A gala contará com os discursos do primeiro-ministro Donald Tusk e do presidente do Conselho Europeu António Costa. Polónia assumiu no dia 1 e até 30 de junho a presidência rotativa do Conselho da UE com atenções focadas na segurança do bloco comunitário, numa altura de incertezas e de desafios geopolíticos causados por conflitos. Varsóvia sucede à Hungria, liderada pelo controverso primeiro-ministro Viktor Orbán, na presidência semestral do Conselho da UE.
Terminam mais duas greves
Mais duas greves vão terminar esta sexta-feira. Uma delas é a greve parcial de carteiros da distribuição postal dos CTT da Moita. Convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT/FECTRANS), são exigidas “respostas para a falta de trabalhadores, giros demasiado longos, dobras frequentes, que decorrem das opções da gestão dos CTT de colocarem os lucros à frente do serviço público, com a degradação das condições de trabalho dos que, diariamente, asseguram o serviço às populações”. Também termina greve de trabalhadores dos Registos, que estavam em protesto pela falta de diálogo com a tutela, contra as assimetrias salariais e pela contratação de mais trabalhadores.
Ministério da Saúde reúne-se com farmacêuticos
A secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, vai reunir-se pelas 16h00 com o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos para debater a grelha salarial destes profissionais. As negociações foram retomadas na passada sexta-feira, dia 27 de dezembro, após três meses de interregno e de reuniões sucessivamente adiadas.
Novo Congresso nos EUA toma posse
Os republicanos vão ter a maioria na Câmara e no Senado dos Estados Unidos da América. Todos os novos congressistas vão fazer o juramento e tomar posse esta sexta-feira para dar início à 119.ª legislatura.
Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia em greve
Convocada pelo CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia protestam esta sexta-feira pela falta de diálogo da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), “que de novo voltou a adiar reunião com o CESP, não respondendo às reivindicações dos trabalhadores”. Estes trabalhadores reclamam, há vários anos, um Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) “que valorize o trabalho, as carreiras profissionais e a antiguidade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}