Japoneses recorrem à justiça após Biden bloquear compra da US Steel
A siderúrgica japonesa Nippon Steel vai recorrer a tribunal contra o governo dos Estados Unidos após o bloqueio de Joe Biden à compra da concorrente norte-americana, cujas ações caem mais de 6%.
A siderúrgica japonesa Nippon Steel planeia recorrer para tribunal contra o governo dos Estados Unidos após o bloqueio de Joe Biden à compra da concorrente norte-americana US Steel, avançou esta sexta-feira o jornal Nikkei e, entretanto, confirmaram as partes, em comunicado publicado online.
A ação judicial da multinacional japonesa centrar-se-á na revisão da análise do Comité de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), que serviu de base para a decisão da Casa Branca.
“A declaração e a ordem do presidente não apresentam qualquer evidência credível de uma questão de segurança nacional, deixando claro que esta foi uma decisão política (…). Após a decisão do presidente Biden, não nos resta outra hipótese senão tomar todas as medidas apropriadas para proteger os nossos direitos legais”, explicou a Nippon Steel.
Joe Biden justificou que a decisão resulta do “compromisso inabalável” do atual presidente em utilizar “toda a autoridade disponível” para “defender a segurança nacional dos EUA, incluindo a garantia de que as empresas americanas continuam a desempenhar um papel central em setores que são críticos“, de acordo com a nota divulgada pela Casa Branca.
O atual presidente dos EUA tem sido uma voz contra esta transação e optou por formalizar o bloqueio antes de deixar a Casa Branca, no próximo dia 19 de janeiro. Mas o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, também não está interessado em deixar avançar este acordo e pretende recorrer a incentivos fiscais para proteger a empresa que está nos rankings da produção de aço mundial.
Este revés pode prejudicar a relação entre Washington e o aliado Tóquio tal como a estratégia de M&A das empresas nipónicas na maior economia do mundo. Na bolsa de Nova Iorque, as ações da US Steel estavam a cair mais de 6% para 30,62 dólares por volta das 17h00 (hora de Lisboa).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Japoneses recorrem à justiça após Biden bloquear compra da US Steel
{{ noCommentsLabel }}