CEO da Galp demite-se “por razões familiares”

Filipe Silva anunciou esta terça-feira a demissão da petrolífera com efeitos imediatos depois da notícia do ECO. Galp divulgará novo CEO nos próximos dias.

A Galp anunciou esta terça-feira a demissão do seu CEO, Filipe Silva, por “razões familiares” e com efeitos imediatos. A companhia petrolífera comunicou ao mercado que vai divulgar o novo presidente executivo “nos próximos dias”.

A saída de Filipe Silva surge depois de o ECO ter noticiado na sexta-feira que o gestor estava sob investigação da comissão de ética da companhia petrolífera por eventual conflito de interesses, na sequência de uma denúncia anónima sobre uma relação pessoal com uma diretora de topo mantida em segredo.

O comunicado da Galp não faz qualquer referência a este caso, nem às conclusões da investigação interna conduzida pela comissão de ética. Apenas acrescenta uma declaração da chairwoman da companhia, Paula Amorim.

“Gostaria de enfatizar a contribuição de Filipe Silva para a companhia nos últimos 12 anos, período durante o qual a sua dedicação foi importante para o crescimento da Galp”, sublinha Paula Amorim no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A comissão executiva da Galp permanece nas mãos de uma equipa altamente qualificada, que irá assegurar a execução e implementação da estratégia da companhia”, frisa ainda.

Filipe Silva ascendeu a CEO da Galp em janeiro de 2023, substituindo o britânico Andy Brown, e depois de uma década como administrador financeiro. Foi depois formalmente eleito em assembleia geral de acionistas para o mandato de quatro anos, que terminaria apenas a 31 de dezembro de 2026.

Quando questionado pelo ECO sobre a denúncia anónima e a investigação da comissão de ética, Filipe Silva confirmou que em nenhum momento participara à comissão de ética qualquer relacionamento com quadros da Galp — o código de conduta assim obriga quando estão em causa potenciais conflitos de interesse.

No entanto, o gestor garantiu que nenhuma relação pessoal “ameaçou a integridade das decisões da Galp”.

(Notícia atualizada às 20h33)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da Galp demite-se “por razões familiares”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião