Vítor Marques Moreira é candidato ao Conselho Superior da Ordem dos Advogados
Vítor Marques Moreira avançou com a candidatura à liderança do Conselho Superior da Ordem dos Advogados. Na corrida está também António Jaime Martins.
Sob o lema “Repristinar o respeito pela advocacia”, Vítor Marques Moreira avança com uma candidatura para a liderança do Conselho Superior da Ordem dos Advogados (OA). Na corrida está também António Jaime Martins.
“A falta de urbanidade inter pares é uma realidade que não se pode nem deve tolerar. As redes sociais são um ninho onde a falta de urbanidade se manifesta tantas vezes cobardemente atrás de um teclado. Por outro lado, censura e a falta de democraticidade no seio da OA é uma realidade que não se pode nem deve escamotear. Entenderam muitos colegas, oriundos de várias comarcas do país, que é tempo de repristinar o respeito pela advocacia”, revela o candidato nas redes sociais.
Vítor Marques Moreira assume que não renega o passado da OA, mas que também não procura conflitos com o presente. “A minha preocupação é o futuro”, sublinha.
“Sou um advogado que procura consensos, mas se necessário for estarei na primeira linha de combate para defesa intransigente do Estado de Direito Democrático e de toda a advocacia sem exceção, quer seja em prática individual, de empresa ou societária. O momento exige ação. Estou disponível para ser mais um nesse combate“, refere.
O candidato passou pela direção jurídica de uma Instituição de Crédito, entre 1981 e 2013, e desde 2004 que optou, em regime liberal, pela prática da advocacia em regime societário fundando a LADV – Lenine J Oliveira, Vítor M Moreira e Associados, atualmente, fruto das alterações societárias surgidas, VMM – Vítor Marques Moreira & Associados.
No seu percurso conta a passagem pelo Conselho Geral da Câmara dos Solicitadores, pelo Conselho Geral da OA (2008 a 2010), representante da OA na Assembleia da República junto da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, presidente do Instituto dos Advogados de Empresa da Ordem dos Advogados (2008 a 2013) e membro do Bureau de Directores da ECLA – European Company Lawyers Association (2008 a 2013).
A atual bastonária da Ordem dos Advogados – eleita em janeiro de 2023 – anunciou no dia 27 de novembro a convocação de eleições antecipadas para todos os órgãos da instituição, incluindo o que lidera, o Conselho Geral (CG). Os advogados vão a votos nos dias 18 e 19 de março para a primeira volta e, caso aconteça, 31 de março para a segunda volta. As propostas de candidatura serão apresentadas à Comissão Eleitoral até às 18h00 do dia 17 de janeiro de 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vítor Marques Moreira é candidato ao Conselho Superior da Ordem dos Advogados
{{ noCommentsLabel }}