Transferências imediatas mais baratas a partir de hoje. Veja quanto vai custar no seu banco

Bancos deixam de poder cobrar mais pelas transferências imediatas do que cobram pelas transferências normais. O que significa que ficou mais barato enviar dinheiro em menos de dez segundos.

A partir de hoje, os bancos deixam de poder cobrar mais pelas transferências imediatas do que pelas transferências normais. O que significa que as transferências imediatas vão ficar entre 0,45 euros e 1,0 euros mais baratas junto das principais instituições financeiras nacionais, de acordo com o levantamento feito pelo ECO.

No ano passado foi aprovado um novo regulamento europeu para tornar as transferências imediatas mais acessíveis aos utilizadores dos serviços de pagamento.

Em Portugal representam pouco mais de 5% do total de transferências que se realizam anualmente, o que compara com uma média de 15,5% na União Europeia.

Um dos entraves identificados pelo legislador europeu para a reduzida utilização das transferências imediatas foi o preço: os bancos cobravam mais pelas transferências imediatas (que demoram até 10 segundos até os fundos serem depositados na conta do beneficiário) do que por uma transferência normal (que podem demorar mais de 24 horas).

Nesse sentido, as novas regras determinaram que eventuais comissões cobradas pelos bancos relativamente a transferências imediatas não podem ser superiores às que cobram nas transferências normais. Esta determinação tinha de ser cumprida pelos bancos a partir desta quinta-feira, dia 9.

Até 80% mais caras

Por cá, uma transferência imediata poderia custar até 80% mais do que uma transferência normal – era o que se passava no Novobanco. A partir de agora isso não poderá acontecer e o banco liderado por Mark Bourke, em vez de cobrar dois euros, só poderá cobrar 1,1 euros com o novo regulamento europeu.

Nos outros bancos acontece a mesma situação, ainda que as diferenças fossem mais reduzidas. Assim sendo, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) é agora a instituição financeira com a comissão mais baixa nas transferências normais e imediatas: 0,95 euros. Por seu turno, Santander e BPI têm as comissões mais elevadas: 1,25 euros. A estes valores acrescem o imposto de selo.

Quanto custava uma transferência imediata?

Fonte: Bancos

Importa ter em atenção que em muitas situações os clientes estão isentos deste encargo com uma transferência imediata: se têm conta pacote ou realizam a operação através do serviço MB Way (baseada em cartão).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transferências imediatas mais baratas a partir de hoje. Veja quanto vai custar no seu banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião