Donald Trump condenado no caso Stormy Daniels, mas não vai cumprir pena
Trump torna-se assim no primeiro presidente norte-americano a ser condenado em tribunal. Em causa estão 34 crimes de falsificação de registos financeira mas Trump não vai cumprir pena.
Donald Trump foi condenado por pagamentos ilegais à atriz pornográfica Stormy Daniels, no entanto não vai cumprir pena por nenhuma das acusações a que estava sujeito. A sentença foi lida esta sexta-feira no Tribunal de Nova Iorque, a 10 dias da tomada de posse, em Washington. Trump assistiu à decisão virtualmente, detalha a Reuters.
Trump torna-se assim, a partir de 20 de janeiro, no primeiro presidente norte-americano a ser condenado em tribunal na história dos Estados Unidos e não poderá beneficiar de um perdão presidencial emitido em nome próprio – algo que igualmente inédito. A sentença significa que o republicano sai do caso com uma “dispensa incondicional”. Isto é, sem qualquer liberdade condicional, multa ou responsabilidade contínua perante o tribunal, depois de ter sido considerado culpado de 34 crimes de falsificação de registos financeiros.
Antes da sentença, Trump teve oportunidade de se pronunciar perante o juiz considerando caso como uma “caça às bruxas política”.
“[O caso] é uma vergonha para o sistema. Foi feita para prejudicar a minha reputação, para que eu perdesse as eleições e, obviamente, não resultou“, disse, frisando estar “totalmente inocente”, cita a Reuters.
A leitura de sentença acontece cerca de oito meses após um veredicto de culpa no caso Stormy Daniels. O procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, considera que Donald Trump manipulou registos financeiros do seu universo empresarial para ocultar um pagamento de 130 mil dólares a Stormy Daniels, uma antiga atriz de filmes adultos com quem o republicano terá mantido uma relação extraconjugal, antes das eleições de 2016. O pagamento foi declarado como despesa da campanha eleitoral.
Embora a transação não tenha nenhum cariz criminal, a acusação considera que o que está em causa é a falsificação de registos financeiros empresariais.
Agora que foi condenado, Donald Trump pode optar por pedir recurso da decisão, um processo que pode demorar anos e decorrer enquanto cumpre um mandato de quatro anos como Presidente.
Noticia atualizada pela última vez às 15h50
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Donald Trump condenado no caso Stormy Daniels, mas não vai cumprir pena
{{ noCommentsLabel }}