Governo inicia roteiro da Agenda Nacional de Inteligência Artificial
Margarida Balseiro Lopes vai começar por "ouvir um grupo de peritos" do comité de acompanhamento da Agenda Nacional de Inteligência Artificial, presidida pelo professor Arlindo Oliveira.
O Governo inicia na próxima semana um roteiro para auscultar diferentes entidades e recolher contributos para a Agenda Nacional de Inteligência Artificial, anunciou esta sexta-feira, em Leiria, a ministra da Juventude e Modernização.
Margarida Balseiro Lopes disse que o digital é um desafio não apenas do Governo ou do Estado, mas do país: “Temos de ter a capacidade de envolver a administração pública, as empresas, a academia e, sobretudo, as pessoas, porque é para elas que as ações e a tecnologia servem”. A governante revelou que vai iniciar na próxima semana um roteiro para ouvir o país, “na construção daquela que virá a ser a Agenda Nacional de Inteligência Artificial”.
“Vamos começar a ouvir um grupo de peritos que convidámos para aquilo que é o comité de acompanhamento da Agenda Nacional de Inteligência Artificial, presidida pelo professor Arlindo Oliveira, que dispensa apresentações, e que integrará mais pessoas no caso, a Daniela Braga, o Paulo Dimas e a Gorete Marreiros, presidente na Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial”, apontou.
O roteiro vai iniciar-se com sessões presenciais – “porque o presencial também é relevante” – e públicas em Lisboa, Évora e Porto.
“Vamos ouvir quem se quiser inscrever e contribuir na construção desta agenda. Vamos, obviamente, correr o país presencialmente e permitir ainda que, durante este mês, as pessoas iniciem o envio dos seus contributos para aquilo que deve ser o posicionamento do Estado português em matéria de inteligência artificial”, reforçou.
Margarida Balseiro Lopes, que falava durante a inauguração da loja inteligente Bom Dia São Romão, em Leiria, sublinhou que o Governo fará este caminho enquanto líder “na adoção da tecnologia” e utilizando-a para o país ser “mais competitivo, produtivo e conseguir criar soluções que melhorem, simplifiquem e facilitem a vida das pessoas”.
“Para fazermos isto, temos de ter a capacidade de ouvir os especialistas, as empresas, a academia e as pessoas, e trabalhar em parceria”, insistiu. A governante acrescentou que outra das preocupações do Governo é a “necessidade que o país tem em vários domínios em utilizar de forma inteligente os dados que recolhe”.
“Esta é uma grande preocupação do Governo que, na Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, tinha como objetivo envolver 75 municípios. Fomos tão bem-sucedidos que envolvemos quase 300 municípios, o que obviamente vai obrigar o Governo a reforçar [o programa] financeiramente, mas pelas melhores razões, porque significa que vamos chegar a todo o país, como era o objetivo do Governo”.
O grande modelo de linguagem (LLM) português Amália, que tem por trás a mesma tecnologia do ChatGPT, tem “previsto um investimento de 5,5 milhões de euros”, anunciou o Ministério da Juventude e Modernização, em 29 de novembro de 2024.
“É uma prioridade do Governo português o desenvolvimento e lançamento do primeiro LLM de língua portuguesa de Portugal, o Amália, ‘Assistente Multimodal Automático de Linguagem com Inteligência Artificial'”, uma iniciativa que “é a primeira divulgada no âmbito da Agenda Nacional de Inteligência Artificial que será apresentada de forma consolidada no primeiro trimestre de 2025”, referia o Governo, em comunicado, naquela ocasião.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo inicia roteiro da Agenda Nacional de Inteligência Artificial
{{ noCommentsLabel }}