BRANDS' ECO “O turismo é uma exportação fundamental”

  • BRANDS' ECO
  • 10 Janeiro 2025

A CTP lançou a campanha “Eu Conto com o Turismo”, destacando o impacto transversal do setor na economia e sociedade, com testemunhos reais que reforçam a importância do turismo em Portugal.

Foi hoje apresentada, no Centro Cultural de Belém, a campanha “Eu Conto com o Turismo”, promovida pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) em parceria com o Turismo de Portugal. A iniciativa pretende sensibilizar a sociedade para a importância do turismo enquanto motor da economia, destacando o impacto positivo que gera na vida das pessoas e das comunidades.

Francisco Calheiros, Presidente da CTP, abriu a sessão lembrando que o turismo foi responsável por mais de metade do crescimento do PIB no último ano. “O turismo continua a ser o motor da economia. Não deveria ser necessário lançar uma campanha destas”, diz. A iniciativa, que estará ativa até 13 de março, é composta por testemunhos de cidadãos de diferentes áreas, sublinhando o impacto transversal do turismo.

Francisco Calheiros, Presidente da CTP

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, reforçou que o sucesso do setor não se mede apenas pelo número de turistas, mas pela capacidade de entregar valor à economia e às pessoas. “Esta campanha dá voz a quem vê no turismo uma forma de construir a sua vida e de criar valor. Vemos algum desalinhamento naquilo que são as perceções relativamente ao valor que o Turismo entrega à economia e às pessoas. Esta ação, no fundo, é dar a voz a quem pode dizer algo sobre isso”, explica.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal

“De que forma é que contam com o turismo?”

Susana Monteiro, partner da BDC, apresentou os vídeos da campanha, salientando a autenticidade dos depoimentos. “Esta campanha não é sobre grandes números, mas sobre reputação e impacto. Fomos à procura de portugueses de diferentes condições sociais e atividades, em todas as regiões do país. Nenhum protagonista seguiu um guião, fizemos apenas uma pergunta: De que forma é que contam com o turismo?”

"Esta é uma campanha de literacia e de gestão de perceções. Pretendemos, através de exemplos individuais, mostrar algo que por vezes é esquecido no debate político, a força que o turismo tem na economia e que acaba por beneficiar todos nós”

Susana Monteiro, partner da BDC

Susana Monteiro sublinhou que a iniciativa pretende mostrar o que os números não conseguem transmitir: a influência direta do turismo na vida das pessoas. “Esta é uma campanha de literacia e de gestão de perceções. Pretendemos, através de exemplos individuais, mostrar algo que por vezes é esquecido no debate político, a força que o turismo tem na economia e que acaba por beneficiar todos nós”, afirma.

O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, sublinhou que a campanha “Eu conto com o Turismo” vai além de uma campanha de comunicação, “é um desafio para o país perceber que pode contar com o turismo para ser um país mais justo, moderno, competitivo e atrativo”. Pedro Machado referiu-se à inciativa como um “relembrar o quanto temos de coisas boas para usufruir ao longo do ano”.

Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo

O Secretário de Estado do Turismo referiu ainda os diferentes ativos estratégicos de Portugal e salientou a importância do turismo para o desenvolvimento da economia.

“Se há realidade que entra todos os dias nas nossas vidas é o turismo”

A sessão encerrou com um vídeo de Marcelo Rebelo de Sousa, que reforçou a importância de um turismo cada vez mais inovador e sofisticado. “Se há realidade que entra todos os dias nas nossas vidas é o turismo”, disse.

“Todos sabemos que precisamos de crescer e que para crescer precisamos de investir e exportar mais. O turismo é uma exportação fundamental”, afirmou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que o turismo deve evitar uma visão monopolista e trabalhar em sinergia com outros setores económicos. “Porque é que é necessária esta campanha? Para não se ter a ideia de que o turismo é uma atividade económica que acaba por bloquear as outras atividades económicas. Não é necessariamente assim, o turismo deve melhorar a sua qualidade, recorrer mais ao digital, a serviços, à indústria e ao comércio”, explicou.

A campanha, composta por 11 testemunhos reais, está disponível aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“O turismo é uma exportação fundamental”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião