IA possibilita seguros contra danos de guerra até 49 milhões a empresas ucranianas

  • ECO Seguros
  • 13 Janeiro 2025

A ferramenta utiliza dados oficiais sobre projéteis disparados contra o país para avaliar a probabilidade de danos de guerra. A seguradora ARX vai dar cotações para subscrição de riscos já este mês.

As empresas ucranianas vão ter uma oferta de seguro contra danos de guerra até 50 milhões de dólares. É possível por causa de um mecanismo de inteligência artificial (IA) que permite avaliar com mais precisão probabilidade de sinistros e apoiar a análise e subscrição de risco.

O produto foi lançado pelo corretor global independente de seguros e resseguros McGill and Partners em parceria com a seguradora ucraniana ARX, a insurtech FortuneGuard, e o resseguro será coberto pelo mercado londrino e pelos sindicatos da Lloyd’s, avançou o corretor em comunicado.

A FortuneGuard é uma insurtech do Lloyd’s Lab Insurtech que utiliza dados oficiais sobre projéteis disparados contra o país para avaliar a probabilidade de danos de guerra. “Com a monitorização do risco através de dados em tempo real, esta abordagem permite que os subscritores avaliem com maior precisão os riscos e ofereçam prémios acessíveis para as empresas na Ucrânia.“, lê-se no comunicado.

Trata-se da primeira oferta que usa IA para melhorar a compreensão e a subscrição de riscos de bens comerciais na região.

“Ao aproveitar o poder da IA e de conjuntos de dados abrangentes, conseguimos adotar uma abordagem mais informada à apresentação e subscrição de riscos. Esta abordagem permitiu-nos fornecer capacidade de resseguro escalável a um prémio acessível, acrescentando uma cobertura crítica para as empresas que estavam em grande parte desprotegidas“, afirmou Steve McGill CBE, fundador e CEO da McGill and Partners.

A cobertura será fornecida para propriedades localizadas a mais de 100 quilómetros da linha de frente.

Por enquanto, apenas a ARX vende este produto, e vai trabalhar com as resseguradoras com o objetivo de emitir cotações já este mês, prevendo-se que o acesso ao mecanismo de resseguro deverá ser alargado a outras seguradoras locais. “Esperamos que produtos semelhantes continuem a desenvolver-se e que o número de seguradoras e resseguradoras que neles participam só aumente”, disse Maksym Mezhebytskyi, vice-presidente da ARX.

Segundo o comunicado, desde a eclosão da guerra, o mercado internacional de seguros retirou-se da oferta de resseguro de riscos de guerra na Ucrânia. Embora se registem algumas iniciativas recentes centradas na cobertura de ativos móveis, a única para ativos comerciais até à data tem sido feita por seguradoras locais, como a ARX com limite de apólice de 500.000 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IA possibilita seguros contra danos de guerra até 49 milhões a empresas ucranianas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião