Governo cria estrutura para coordenar negociação do novo aeroporto
Estrutura de Gestão vai fazer o acompanhamento técnico do contrato de concessão e coordenar a negociação sobre a construção do novo aeroporto de Lisboa e as obras na Portela.
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a criação de uma estrutura para o acompanhamento técnico do contrato de concessão com a ANA, as obras no Humberto Delgado e o projeto do novo aeroporto. Será liderada pelo presidente do Instituto Português da Mobilidade (IMT), João Jesus Caetano, e prestará apoio ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
A Estrutura de Gestão e Acompanhamento dos Projetos de Aeroportos (EGAPA) “tem como principal objetivo assegurar o acompanhamento técnico, jurídico e financeiro das obrigações contratuais decorrentes dos Contratos de Concessão Aeroportuários celebrados com a ANA – Aeroportos de Portugal”, afirma o comunicado do Conselho de Ministros.
Esta entidade irá também coordenar, em representação do Estado, a negociação com a concessionária sobre a construção do Aeroporto Luís de Camões, bem como os procedimentos subsequentes. O mesmo se aplica às obras de expansão do Aeroporto Humberto Delgado. A estrutura é criada um dia antes de o Governo se pronunciar sobre a proposta inicial apresentada pela ANA.
A EGAPA será presidida pelo presidente do IMT, João Jesus Caetano, “e contará também com um coordenador geral e equipas de especialistas”, e prestará apoio ao “membro do Governo responsável pelas infraestruturas nas negociações e decisões estratégicas relacionadas com os projetos aeroportuários”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo cria estrutura para coordenar negociação do novo aeroporto
{{ noCommentsLabel }}