Governo saúda “cambalhota monumental” de Pedro Nuno Santos sobre a política migratória
Leitão Amaro saudou mudança de posição do líder do PS em relação à decisão do Governo de acabar com as manifestações de interesse. "Maior partido da oposição atacou e hoje reconheceu que está errado".
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, saudou o que disse ser a mudança de opinião de Pedro Nuno Santos relativamente à política de imigração levada a cabo pelo Governo de Luís Montenegro, nomeadamente o fim das manifestações de interesse, que passaram a ser substituídas por um contrato de trabalho.
Em declarações aos jornalistas esta sexta-feira, transmitidas pela RTP3, António Leitão Amaro falou de uma “cambalhota monumental” do líder do PS e apelou a que as políticas migratórias tenham uma continuação no tempo, independentemente da orientação política do governo no poder. “Saudamos uma das maiores mudanças de opinião de um líder da oposição em Portugal“, ironizou o governante, que tem a seu cargo a tutela da imigração no atual Executivo.
Em causa está a entrevista de Pedro Nuno Santos ao Expresso, divulgada esta sexta-feira, e na qual o líder socialista reconhece os “efeitos negativos” na legislação que vinha do anterior Governo, nomeadamente a criação das manifestações de interesse. Um mecanismo que, segundo Pedro Nuno Santos, acabava “por desincentivar a procura por uma via regular ou legal”.
“Esse instrumento tinha também efeitos negativos, porque, na realidade, não podemos ignorar que tinha um efeito de chamada“, considerou Pedro Nuno Santos na entrevista em causa. “Não fizemos tudo bem nos últimos anos no que diz respeito a imigração”, vincou.
Em reação, António Leitão Amaro recordou que “ainda há poucas semanas o líder do PS contestava o primeiro-ministro” e que agora, ao fim de alguns dias, “dá-lhe razão”, notou.
“O maior partido da oposição atacou e hoje reconheceu que está errado e que o Governo está correto“, atirou o ministro da Presidência. “[Pedro Nuno Santos] reconheceu que o PS estava errado e que governou de forma errada na imigração. O líder do PS reconheceu que o primeiro-ministro e a nova política do Governo estão corretos, aceitou a visão e proposta de acabar com a porta escancarada com mais regulação, fiscalização da imigração e integração, feita com direitos e deveres”, referiu Leitão Amaro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo saúda “cambalhota monumental” de Pedro Nuno Santos sobre a política migratória
{{ noCommentsLabel }}