Trump prepara tarifas “muito significativas” para a UE

  • ECO
  • 21:30

Guerra comercial de Trump com México, Canadá e China arranca este sábado. A UE será a próxima, avisa o presidente dos EUA, que já admite que as tarifas "podem causar perturbações a curto prazo".

O presidente dos EUA anunciou esta sexta-feira que planeia avançar com taxas aduaneiras “muito significativas” para a União Europeia (UE). Na sala oval, em declarações aos jornalistas, Donald Trump avisou que a decisão de impor tarifas à UE era “absoluta”, depois de confirmar o aumento, já este sábado, das taxas sobre os bens importados dos vizinhos México e Canadá e da China.

A promessa surge depois de o presidente norte-americano ter já, na semana passada, lançado duras críticas a Bruxelas, sobretudo pela fiscalidade e burocracia associada ao investimento estrangeiro. “Do ponto de vista dos Estados Unidos, a UE trata-nos muito mal. Têm impostos altos”, afirmou Donald Trump, no Fórum Económico Mundial, através de videoconferência a partir de Washington D.C. “Amo a Europa. Amo os países da Europa, mas tratam-nos de forma injusta”, criticou.

Donald Trump adiantou desde logo não estar “preocupado com as reações dos mercados às tarifas”, embora conceda que “podem causar perturbações a curto prazo” e que os seus custos “às vezes são passados para os consumidores”. Ainda assim, avisou que as tarifas “não causam inflação”.

As promessas de tarifas sobre a UE são também feitas depois de Trump ter confirmado a intenção de avançar, a 1 de fevereiro, com a imposição de tarifas de 25% sobre os bens importados do Canadá e do México e de 10% sobre a China. “Nada pode ser feito agora” por estes países “para evitar as tarifas”, disse, antes de acrescentar que não está à procura de “concessões”.

“O Canadá tratou-nos de forma injusta”, repetiu o argumento, justificando as medidas com os “grandes défices” comerciais dos EUA com estes países. No caso do petróleo importado do Canadá, Trump anunciou, no entanto, uma redução da tarifa para 10%.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, já avisou que se Trump decidir realmente impor tarifas sobre as importações canadianas irá receber uma resposta “decisiva” e “enérgica”, mas “razoável”.

Para os próximos meses, o presidente norte-americano indicou ainda que preparar um conjunto de tarifas sobre algumas commodities, incluindo aço, alumínio, petróleo, cobre e, “eventualmente”, sobre chips. As taxas sobre petróleo podem ser implementadas já a “18 de fevereiro”.

Esta sexta-feira reiterou ainda que os EUA querem “recuperar o Canal do Panamá” e que está a preparar novas medidas para a Venezuela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump prepara tarifas “muito significativas” para a UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião