Trump quer Kiev a pagar em minerais raros a ajuda militar dos EUA
"Estamos a dizer aos ucranianos que têm minerais raros muito valiosos. Queremos que o que estamos a oferecer seja retribuído de alguma forma. Queremos uma garantia", explicou Trump.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta segunda-feira que quer que a Ucrânia forneça minerais raros, que são essenciais para inovações tecnológicas, em troca da ajuda contra a invasão russa.
“Estamos a dizer aos ucranianos que têm minerais raros muito valiosos. Queremos que o que estamos a oferecer seja retribuído de alguma forma. Queremos uma garantia”, explicou Trump aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca.
Para o Presidente norte-americano, a Ucrânia deve dar alguma coisa a Washington em troca da ajuda financeira e militar que está a receber, referindo-se a minerais raros que podem vir a ser usado em inovações tecnológicas, como veículos elétricos ou turbinas eólicas.
De acordo com as contas do Comité de Orçamento Federal, no final do ano passado, o Congresso dos Estados Unidos já aprovou cerca de 175 mil milhões de dólares (cerca de 170 mil milhões de euros) em ajuda financeira e militar à Ucrânia, desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.
Em dezembro de 2024, já depois da vitória presidencial de Trump, os Estados Unidos anunciaram mais um pacote de ajuda militar e financeira no valor de quase seis mil milhões de dólares (cerca de 5,8 mil milhões de euros).
Durante a recente campanha presidencial, Trump criticou a forma como o Governo do Presidente democrata Joe Biden estava a ajudar Kiev, ameaçando reverter as políticas de Washington para a Ucrânia logo que tomasse o poder, em janeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump quer Kiev a pagar em minerais raros a ajuda militar dos EUA
{{ noCommentsLabel }}