BRANDS' TRABALHO Liderar a Transformação: Pessoas no Centro da Mudança

  • BRANDS' TRABALHO
  • 4 Fevereiro 2025

O seu negócio está preparado para mudar com confiança? A forma como um líder monitoriza os comportamentos e as emoções das equipas é um preditor decisivo para o sucesso da transformação.

No atual cenário empresarial, marcado por mudanças constantes e um elevado grau de incerteza, os líderes enfrentam o desafio de reinventar continuamente os seus negócios para garantir a sua competitividade e relevância. A transformação deixou de ser um evento pontual para se tornar um processo contínuo, exigindo uma abordagem resiliente que combine a adoção de tecnologia, inovação em escala e as pessoas.

No entanto, mais de 70% das iniciativas de transformação falham. A tecnologia e a inovação criam a base para a mudança, mas o seu sucesso depende da capacidade das organizações em priorizar o fator Human@Center – as Pessoas e as suas emoções.

Como podem, então, os líderes planear e moldar a transformação, definindo o seu sucesso e os resultados esperados?

Cláudia Gomes, Senior Consultant EY, People Consulting
Cláudia Gomes, Senior Consultant EY, People Consulting

1. Construir a Confiança para Mudar

O que diferencia um líder na transformação não é apenas a capacidade de planeá-la, mas de garantir a sua sustentabilidade, reconhecendo que o fator humano é o motor da mudança. O líder deve ajustar a experiência ao contexto e às equipas, promovendo a mudança de mindset, capacitando-as para agir com confiança.

Criar estas condições implica definir uma visão com propósito, alinhando a mudança às necessidades das pessoas (Meaning); fomentar um ambiente de segurança psicológica e colaboração, para que as equipas co-criem e evoluam juntas (Empowerment); e promover um ambiente de aprendizagem contínua e alta performance (Growth).

Quando estas condições estão asseguradas, a transformação acontece de forma integrada – do indivíduo para a equipa e da equipa para a organização – maximizando as hipóteses de converter a mudança em resultados de negócio sustentáveis.

2. Acelerar a Transformação

A abordagem Human@Center assegura uma transformação centrada na experiência humana, através de quatro pilares essenciais:

Liderança: Os líderes não gerem apenas a mudança—eles definem o rumo e transformam visão em ação. Os Leader & Transformation Teams Workshops visam criar o “case of change”, alinhar as lideranças com os objectivos da mudança e desenvolver uma narrativa que inspire as equipas.

Engagement: As pessoas apoiam aquilo que ajudam a criar. Identificar influenciadores internos e padrões de colaboração através de network analysis permite direcionar comunicações personalizadas e adaptar iniciativas aos momentos críticos da transformação.

Proficiência: Garantir que as equipas desenvolvem as competências necessárias para as novas formas de trabalhar. As learning journeys, personalizadas para cada colaborador, capacitam para novas funções, enquanto os Proficiency labs aceleram o desenvolvimento e garantem a aplicação prática dos novos modelos de trabalho.

Confiança: Medir, ajustar e garantir que a transformação entrega resultados. Dashboards e métricas de adoção monitorizam a prontidão organizacional e fornecem dados estratégicos para antecipar desafios.

3. O Momento de Sucesso

Cerca de 96% das transformações passam por momentos críticos, onde a evolução do programa pode estagnar ou desviar-se do rumo – os chamados turning point. 75% destes momentos ocorrem na fase de planeamento e implementação inicial.

Nesta fase, os primeiros sinais de alerta surgem nas mudanças de comportamentos e emoções das equipas (KBIs), antecipando possíveis desvios antes que qualquer indicador de desempenho os reflita. Um turning point é decisivo e pode definir o rumo da transformação – positivamente, acelerando o impacto e a confiança das equipas, ou negativamente, aumentando a resistência à mudança e comprometendo os resultados.

Para transformar estes momentos em vantagem competitiva – e aumentar em 12 vezes a probabilidade de um turning point se tornar num episódio acelerador da mudança –, os líderes precisam de identificar rapidamente o problema, trabalhar com as equipas para compreender a causa e criar as condições certas para impulsionar a performance e garantir a sustentabilidade da transformação.

Está preparado para liderar o futuro com confiança, através das suas pessoas?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liderar a Transformação: Pessoas no Centro da Mudança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião