78% dos espanhóis consideram que a casa de banho é o espaço da casa onde encontram “paz e sossego”
De acordo com um inquérito da Roca
78% dos espanhóis consideram que a casa de banho é o espaço da casa onde encontram “paz e tranquilidade”, de acordo com um inquérito da Roca.
O estudo promovido pela Roca analisou tanto os hábitos como a perceção da casa de banho que os espanhóis têm atualmente. Esta análise, na qual participaram pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos de toda a Espanha, mostra que metade dos espanhóis associa este espaço à intimidade, aos cuidados pessoais e ao relaxamento. “Esta tendência reflete uma mudança na forma como entendemos e utilizamos a casa de banho, destacando o seu papel como um local prático, mas também como um refúgio para desconectar e recarregar as baterias”, salienta a empresa.
A empresa estima que, em média, cada cidadão passa cerca de 1.000 dias da sua vida na casa de banho. O estudo confirma que, para os espanhóis, “é muito mais do que uma área da casa para a higiene básica: 78% consideram que é o espaço da sua casa onde encontram paz e tranquilidade”.
Roca indica que este sentimento está em grande parte relacionado com os cuidados pessoais: 4 em cada 10 pessoas utilizam a casa de banho todos os dias para criar momentos de autocuidado, que muitas vezes têm a ver com rituais como tratamentos capilares, a utilização de sabonetes aromáticos e óleos essenciais ou esfoliações corporais.
A Roca explica que dedicar tempo aos cuidados pessoais na casa de banho tem uma influência significativa no estado de espírito das pessoas. 74% dos inquiridos afirmam que tomar um duche ou um banho os ajuda a reduzir o stress. Em termos de horários, quase metade prefere desfrutar deste momento à noite. “Outros, pelo contrário, gostam de começar o dia com um duche matinal ou de encontrar um momento à tarde. Da mesma forma, a distribuição deste espaço também tem um grande impacto na sensação de bem-estar; de acordo com os resultados, 61% da população afirma que a ordem e a organização são aspetos fundamentais que contribuem para o seu relaxamento”.
Por outro lado, salienta que a banheira se tornou uma peça central “para quem procura calma e intimidade, um lugar onde o tempo pára”, pois indica que a sua utilização mais frequente é para banhos relaxantes; “de facto, um terço dos utilizadores reserva-a para momentos especiais, como os fins-de-semana, quando temos mais tempo para nós próprios, ou pequenas escapadelas fora de casa. Este elemento simples e elegante pode transformar um espaço quotidiano num spa pessoal”.
De acordo com a empresa, os resultados demonstram “uma clara evolução do conceito de casa de banho da população, uma divisão onde passamos cada vez mais tempo, e de maior qualidade. Neste contexto, as mais recentes inovações em produtos para este espaço desempenham um papel fundamental, permitindo uma maior personalização, resultando numa experiência mais agradável. Exemplo disso é o Smart Shower da Roca, que permite regular a temperatura e o caudal da água de forma personalizada para cada membro do agregado familiar, garantindo que o duche é perfeito desde o primeiro momento. Estas soluções respondem às necessidades atuais, já que mais de metade dos inquiridos afirma que optaria por uma sanita inteligente em vez de uma tradicional e 35% planeia incorporar tecnologia neste espaço para melhorar a sua experiência de auto-cuidado”.
O estudo realizado pela Roca revela também um interesse crescente dos espanhóis em optar por materiais e produtos sustentáveis aquando da renovação deste espaço. De acordo com os resultados, 85% da população considera este aspeto importante na hora de renovar a sua casa de banho, facto que indica um crescente compromisso social com o cuidado do meio ambiente. “Com a mesma premissa, a marca desenvolveu soluções que contribuem para a redução do uso de água e energia, como o sistema Cold Start para abertura da frente fria e a utilização de arejadores nas suas torneiras, evitando assim o desperdício de recursos e reduzindo as emissões de CO2 em casa”, acrescenta a empresa.
Anna Maresch, Diretora de Marketing, Comunicação e Produto do Grupo Roca em Espanha e Portugal, sublinha que “a casa de banho converteu-se num verdadeiro templo de bem-estar, fruto de uma série de mudanças sociais e culturais que nos afetam a todos. Desde as suas origens, a Roca liderou esta transformação e continua a acompanhar as pessoas através de soluções que combinam tecnologia, design e sustentabilidade para criar um ambiente que as inspire a cuidar de si próprias, física e emocionalmente”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
78% dos espanhóis consideram que a casa de banho é o espaço da casa onde encontram “paz e sossego”
{{ noCommentsLabel }}