Entidade para a Transparência desmente Hernâni Dias e diz que não validou criação de empresas
Ex-secretário de Estado disse ter recebido luz verde para constituição das sociedades por telefone, mas organismo lembra que não é órgão consultivo e que contacto formal só ocorreu a 6 de janeiro.
Ao ser ouvido no Parlamento na terça-feira, Hernâni Dias, agora ex-secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, disse que recebeu luz verde da Entidade para a Transparência (EpT) para criar duas empresas quando já estava no Governo. Mas a EpT desmente o antigo governante, dizendo que Hernâni Dias não a contactou para saber se podia constituir as sociedades e lembrando que não transmite opiniões ou pareceres informais, além de que as suas declarações de interesses e rendimentos ainda nem sequer estão validadas.
Numa resposta enviada ao Observador (acesso pago), o gabinete de relações externas deste organismo escreveu que o antigo secretário de Estado “questionou a Entidade para a Transparência sobre a constituição de sociedades, em mensagem de correio eletrónico, enviada a um/a técnico/a superior”, mas “apenas no dia 6 de janeiro de 2025” e “imputando informações telefónicas — que não se confirmam”.
Na sequência do desmentido da EpT, Hernâni Dias reiterou ao jornal digital que obteve a autorização da Entidade num contacto telefónico. “Deram-me duas condições, que detalhei nas declarações que prestei livremente, mesmo não estando a tal obrigado (mas porque acho ser minha obrigação como cidadão). Cumpri escrupulosamente”, alega. Porém, o organismo diz que esse contacto não é vinculativo, pois não é um órgão consultivo e o contacto formal só aconteceu já com as empresas criadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Entidade para a Transparência desmente Hernâni Dias e diz que não validou criação de empresas
{{ noCommentsLabel }}