Lloyd’s lança seguro para proteger famosos e executivos da cultura do cancelamento

  • ECO Seguros
  • 20:00

A cobertura não é acionada se a pessoa em questão tiver infringido a lei, dirige-se a quem se preocupa que as suas ações ou palavras sejam mal-interpretadas.

Onde há riscos tende a haver seguros para cobrir os danos, caso se verifiquem, e o “cancelamento” na internet não é exceção. Uma agência apoiada pela Lloyd’s of London, a Samphire Risk, está a criar uma apólice juntamente com o grupo de comunicação Borkowski PR para cobrir os danos que o “cancelamento” provoca, avançou o Financial Times (acesso pago).

A oferta inclui a gestão da comunicação durante a crise, serviços desenhados especificamente para proteger os beneficiários contra a cultura do cancelamento e também para mitigar danos reputacionais provocados por cobertura negativas feita pelos media e redes sociais sobre o beneficiário.

Como o próprio nome indica, as redes sociais são palcos de partilha e de consumo de informação, o que também possibilita reações instantâneas de boicote quando se considera que celebridades e executivos agiram ou disseram alguma coisa considerada, por parte dos utilizadores, inaceitável. Tal pode provocar danos reputacionais duradouros e custos financeiros.

De notar que a cobertura Preempt não é acionada se as pessoas em causa infringirem a lei ou se forem culpadas de irregularidades. É desenhada para quem se preocupa que as suas palavras ou ações sejam mal-interpretadas.

“As redes sociais potenciam qualquer reação e espalham-na pelo mundo em segundos”, afirmou Mark Borkowski, diretor de relações públicas que desenhou os termos da apólice em conjunto com RepuTitan. Acrescentou ainda que “numa época em que um único tweet pode apagar a credibilidade de uma vida inteira (…) [este] é o seguro contra a volatilidade digital”.

Ainda que já existam produtos de seguro que cobrem os riscos de crise de reputação, o responsável garante que este “colmatará a lacuna” nas apólices feitas para empresas por se concentrar na proteção pessoal de celebridades, executivos, atletas e indivíduos com elevado património líquido.

O produto também inclui medidas preventivas como investigação, análise, monitorização e formação para prevenir antecipadamente potenciais problemas de reputação. Também inclui uma linha direta 24 horas por dia, 7 dias por semana e 60 dias de trabalho de comunicação para gerir e responder à cobertura negativa dos meios de comunicação social e das redes sociais.

A apólice abrange também a gestão de riscos modernos, como a desinformação e os deepfakes (técnica de produção de conteúdos multimédia falsos, ainda que de aparência autêntica, ao manipular imagens e sons preexistentes). O seguro também cobre os riscos associados com o cancelamento, como a extorsão, a chantagem e as preocupações relacionadas com a família.

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