⛽ Combustíveis mais caros na próxima semana. Gasolina sobe mais do que o gasóleo
A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,659 euros por litro de gasóleo simples e 1,773 euros por litro de gasolina simples 95.
Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá subir meio cêntimo, enquanto a gasolina deverá subir um, de acordo com os dados publicados pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP).
Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,659 euros por litro de gasóleo simples e 1,773 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.
Esta semana, o gasóleo desceu 1,5 cêntimos e a gasolina 0,7 cêntimos, um desempenho inferior às expectativas do mercado, que apontavam para uma descida de 2,5 cêntimos do diesel e de um cêntimos na gasolina. O primeiro-ministro reiterou, no debate quinzenal desta semana, que só admite tomar medidas se os preços dos combustíveis subirem para níveis “insuportáveis”.
“Se houver uma escalada do preço que antecipe uma subida permanente a níveis que sejam insuportáveis tomaremos as medidas, nomeadamente na área fiscal, para desagravar a situação e repor o equilíbrio no acesso aos combustíveis”, disse Luís Montenegro. Mas ressalvou: “Se o Governo tem já a possibilidade de intervir, tem. Mas não é adequada.”
O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira a subir 0,51% para os 74,67 dólares por barril e caminha para a terceira queda semanal. Tudo aponta para que a descida seja de 2,3% depois de o Presidente norte-americano Donald Trump ter repetido a promessa de aumentar a produção de petróleo dos EUA, o que deixou os traders em stress, um dia depois de o país ter divulgado um salto superior ao previsto nos stocks de petróleo bruto, fruto de uma redução da procura num momento em que as refinarias estão em trabalhos de manutenção.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
⛽ Combustíveis mais caros na próxima semana. Gasolina sobe mais do que o gasóleo
{{ noCommentsLabel }}