Hoje nas notícias: ponte, rendas e Novobanco

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A nova travessia sobre o rio Tejo, que vai ser construída entre a zona de Chelas, em Lisboa, e o Barreiro, em Setúbal, vai permitir a circulação de comboios e de carros. Mais de 46 mil famílias que cumprem os critérios para receber o apoio extraordinário à renda não conseguem aceder a este subsídio. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Nova ponte de Lisboa vai ter carros e comboios

A nova ponte que vai ser construída sobre o rio Tejo vai permitir a circulação de carros e comboios, segundo defendeu a Infraestruturas de Portugal (IP) no estudo que entregou ao Governo no final do ano passado. O Executivo chegou a admitir a possibilidade de a terceira travessia do Tejo, entre a zona de Chelas, em Lisboa, e o Barreiro, em Setúbal, servir apenas para transporte ferroviário, mas vai acolher a solução sugerida pela IP. Não obstante, ter carros a atravessar a ponte vai custar mais 600 milhões de euros do que ter somente comboios. O concurso para a infraestrutura, orçada em 2,2 mil milhões de euros, é considerado prioritário pelo Governo.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Mais de 46 mil famílias sem apoio à renda por falhas nas declarações ao fisco

Há mais de 46 mil famílias sem acesso ao apoio à renda, apesar de cumprirem os critérios para receber este subsídio. Entre os motivos, apontados pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), estão “incongruências” identificadas nas declarações entregues pelos senhorios e na comunicação dos contratos de arrendamento, dúvidas quanto às suas próprias declarações fiscais e o facto de auferirem rendimentos inferiores aos das rendas que pagam. Desde que foi criado, este apoio tem vindo a ser concedido a um universo de famílias cada vez menor: no final de 2023 chegava a mais de 258 mil beneficiários, enquanto em janeiro deste ano contabilizavam-se 145.870 beneficiários.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Roadshow do Novobanco junto de investidores para IPO está parado

O roadshow que a administração do Novobanco iniciou no ano passado para realizar a IPO (Oferta Pública Inicial) está interrompida. Ainda que o IPO seja a operação mais desejada pela gestão da instituição financeira, as visitas a investidores institucionais internacionais estão paradas. Por outro lado, a Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o CaixaBank (dono do BPI) continuam a trabalhar na potencial compra do Novobanco, mas até agora sem bancos de investimento externos na assessoria.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Preço do café vai ter forte subida nos próximos meses

Mesmo depois de dois anos em alta, os preços do café, em ambas as variedades, iniciaram 2025 a negociarem em máximos históricos: enquanto o arábica atingiu, nesta quinta-feira, os 4,07 dólares por libra-peso no mercado de Nova Iorque, o robusta, negociado em Londres, alcançou um máximo de 5.840 dólares por tonelada no último dia de janeiro. Esta subida dos preços pode levar a um maior aumento dos custos para os torrefatores e consumidores de café, não se prevendo que o panorama alivie em breve.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Desde 2011 que não havia tantos pobres a receber apoios

O número de pessoas a beneficiar do Rendimento Social de Inserção (RSI), do Complemento Solidário para Idosos (CSI) ou da Prestação Social para a Inclusão (PSI) totalizava 544.064 no ano passado, aproximando-se dos 552.322 beneficiários de 2011, ano marcado pela chegada da troika a Portugal. Se se tiver em conta apenas o CSI e o RSI, havia 384.229 pessoas a receberem estes dois apoios sociais em 2024, o número mais alto desde 2018 (384.348), segundo os dados do Instituto da Segurança Social.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: ponte, rendas e Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião