Livro de receitas digital da Bimby alvo de ciberataque

Utilizadores da aplicação "Mundo de Receitas Bimby" podem ter dados como nome, morada, data de nascimento, número de telefone ou email comprometidos. Vorwerk garante que fez mudanças no servidor.

A Bimby sofreu um ataque informático ao seu livro digital de receitas, uma aplicação chamada “Mundo de Receitas Bimby”. Os utilizadores desta plataforma online da empresa alemã Vorwerk, destinada a atualizar os clientes sobre as tendências de culinária, podem ter dados como o nome, morada, data de nascimento, número de telefone ou email comprometidos.

Identificámos uma fuga de dados que afetou um servidor secundário de um dos nossos prestadores de serviços externos, que foi utilizado ilegalmente por terceiros para aceder a certos campos de dados”, informou a fabricante dos robôs de cozinha Thermomix, conhecidos como Bimby em Portugal, garantindo que desativou o aparelho atacado.

As informações que poderão ter sido afetadas pela fuga de dados são as que os ‘cozinheiros’ preencheram sobre as suas preferências de culinária Bimby na comunidade de receitas (perfil de utilizador). No entanto, nenhuma palavra-passe foi furtada pelos hackers entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2025.

Quem subscreve a aplicação Cookidoo da Bimby, e paga uma mensalidade/anuidade que lhe dá acesso às receitas mais atualizadas e listas de compras de supermercado automáticas, não foi afetado pelo incidente.

“Após uma revisão imediata em estreita colaboração com o nosso prestador de serviços e especialistas internos em segurança e proteção de dados, a vulnerabilidade foi corrigida rapidamente e foram implementadas medidas adequadas”, garante a empresa.

Na linha de apoio ao cliente, a Bimby está esta quarta-feira a aconselhar os utilizadores a tomarem especial atenção aos cliques de sites duvidosos e a não responderem a comunicações que pareçam suspeitas. “Não fazer nada nem abrir anexos de remetentes duvidosos”, adverte-se em chamadas telefónicas com os clientes.

Quais são as principais recomendações da marca?

  • Fique atento a tentativas de phishing – os atacantes podem usar as informações expostas para enviar emails ou mensagens fraudulentas.
  • Tenha cuidado com chamadas ou emails inesperados que solicitem informações pessoais.
  • Considere atualizar as suas definições de segurança de email e ativar a 2FA sempre que possível.
  • Não precisa de mudar a sua palavra-passe, mas como uma boa prática de segurança, recomendamos a ativação da autenticação de dois fatores (2FA) sempre que aplicável.

O ECO sabe que os agentes comerciais da empresa foram informados sobre o sucedido com um comunicado oficial semelhante divulgado ao público no site oficial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Livro de receitas digital da Bimby alvo de ciberataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião