Joana Pinto é a nova sócia da Antas da Cunha ECIJA
Joana Pinto, ex-senior Legal Counsel da Accenture Portugal, é a nova sócia da Antas da Cunha Ecija. A advogada irá co-liderar a Unidade de “Technology Transactions” da sociedade.
A Antas da Cunha Ecija acaba de anunciar a integração de Joana Pinto na sua estrutura societária. A ex- senior Legal Counsel da Accenture Portugal e Membro do Accenture Portugal Executive Committee deixa a Tecnológica após 17 anos, para reforçar a sociedade liderada por Fernando Antas da Cunha. Joana Pinto irá co-liderar a Unidade de “Tecnology Transactions”.
Segundo Fernando Antas da Cunha, managing partner da Antas da Cunha Ecija: “Podermos contar com a Joana na nossa equipa, é motivo de enorme orgulho e uma fonte de motivação para todos nós”. E acrescenta: “Sentimo-nos muito honrados pelo facto de a Joana ter aceitado o nosso convite. Trata-se de uma profissional com um percurso verdadeiramente notável, cujo valor, versatilidade e competência são sobejamente reconhecidos”.
Fernando Antas da Cunha sublinha: “Era a ‘peça’ que nos faltava”. E explica: “Desde muito cedo que identificámos um espaço no mundo jurídico que entendemos que poderia ser ocupado por nós – o Direito Digital. Adaptar as áreas tradicionais a esta linguagem tecnológica é algo que não nos é natural. Nesse sentido, ao longo dos anos, temos vindo a reforçar as nossas capacidades e competências, trazendo para a equipa aqueles que consideramos serem os melhores”. Fernando Antas da Cunha termina, reforçando: “A Joana tem um profundo conhecimento do negócio e do seu contexto regulatório e conhece bem os riscos e os desafios que as empresas enfrentam atualmente. Face ao nosso posicionamento enquanto firma, a sua integração, faz todo o sentido. A sua experiência corporativa será, certamente, uma grande mais-valia para o escritório”.
De acordo com Joana Pinto: “O convite que me foi endereçado pela Antas da Cunha Ecija foi irrecusável”. E esclarece porquê: “A Antas da Cunha Ecija é uma sociedade de advogados com uma identidade única e uma visão com a qual me identifico integralmente”. E concretiza: “O que me atraiu foi a combinação de excelência técnica com uma abordagem prática e visionária, focada em soluções legais que impactam o negócio dos clientes. No atual contexto de tecnologias emergentes, a assessoria jurídica não pode ser reativa, tem de antecipar desafios e oferecer soluções que equilibrem teoria e prática. A Antas da Cunha Ecija é um escritório que compreende a complexidade dos tempos em que vivemos e que se distingue pela capacidade de transformar desafios regulatórios em oportunidades estratégicas para os clientes”.
Segundo a nova sócia da Antas da Cunha Ecija: “A Antas da Cunha Ecija tem no seu ADN uma especialização em digital que a posiciona na linha da frente da assessoria jurídica, nesta área. Mais do que acompanhar as mudanças, antecipamo-las, ajudando os nossos clientes a navegar com confiança pelas complexidades regulatórias deste novo cenário. O nosso diferencial está nas equipas multidisciplinares com ‘backgrounds’ diversos, que asseguram um apoio ‘end-to-end’, da análise de riscos legais à implementação de soluções juridicamente sólidas e adaptadas à realidade dos negócios”. E acrescenta: “Estamos num momento em que a regulamentação está a tentar acompanhar a velocidade da inovação tecnológica. As empresas precisam de parceiros legais que traduzam a lei em soluções que realmente funcionem no dia-a-dia-das suas operações e que as ajudem a transformar conformidade em vantagem competitiva. A minha experiência no mundo corporativo ensinou-me que, não basta identificar riscos, é essencial traduzir o conhecimento jurídico em soluções viáveis que permitam às empresas avançar com segurança num mercado onde a confiança se tornou o ativo mais valioso e um fator essencial para a competitividade. O verdadeiro diferencial na advocacia está em saber falar a linguagem dos clientes, conhecer o seu ‘core business’, as tecnologias com que trabalham, os novos ecossistemas e ajudar a idealizar novos modelos de negócio”. Joana Pinto, conclui, afirmando: “Sei o que as organizações esperam dos parceiros legais, compreendo as suas dinâmicas e adoto uma abordagem prática orientada para resultados. É esse ‘know-how’ que pretendo trazer para este projeto. O meu foco será contribuir para reforçar a capacidade da Antas da Cunha Ecija em prestar um serviço jurídico inovador, que alia rigor técnico, conhecimento do negócio e visão estratégica”.
Em jeito de conclusão, Fernando Antas da Cunha revela a estratégia que a sociedade irá adotar em 2025: “Em 2025 completamos 10 anos de atividade. Ao longo dos últimos anos, temos registado um crescimento muito assinalável, de ano para ano. 2025 será diferente”. O managing partner da Antas da Cunha Ecija explica porquê: “Será um ano de consolidação. Certamente que estaremos atentos ao mercado, contudo, a nossa prioridade será ajustar processos, desenvolver competências e encontrar novas formas de acrescentar valor e experiência aos nossos clientes e parceiros, através da utilização de ferramentas tecnológicas com base em Inteligência Artificial. O nosso principal objetivo é transformarmo-nos numa “Full AI Law Firm””.
Antes de ingressar na Accenture Portugal, Joana Pinto desempenhou funções de “In-house Counsel” na Capgemini Portugal e na Sonaecom, e foi assessora jurídica do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna do XVII Governo Constitucional.
Ao longo dos anos, especializou-se nas áreas de Regulação Digital e Direito das Tecnologias, negociação e gestão de transações tecnológicas no setor público e privado, acumulando vasta experiência na assessoria jurídica a executivos seniores e funções corporativas.
Joana Pinto é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica – Escola de Lisboa. Possui ainda uma pós-graduação em Direito das Telecomunicações pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e uma certificação pela Harvard Business School em Financial Accounting.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Joana Pinto é a nova sócia da Antas da Cunha ECIJA
{{ noCommentsLabel }}