Exclusivo Finanças recrutam diretora do BCP para a nova equipa do IGCP

Márcia Rodrigues é o nome escolhido para a administração da agência que gere a dívida pública, depois de o ministério ter retirado a nomeação de Valéria Cunha para o cargo.

O Ministério das Finanças foi recrutar no BCP para fechar a nova equipa do IGCP. Márcia Rodrigues, diretora do departamento de estudos económicos do banco, é o nome escolhido para a administração da agência que gere a dívida pública, confirmou o ECO junto de fonte governamental.

Inicialmente, as Finanças tinham apontado Valéria Cunha para o cargo, mas decidiram retirar o convite assim que tiveram conhecimento dos problemas que a antiga diretora do Novobanco teve com os trabalhadores do departamento que liderava, como avançou o ECO há duas semanas.

Márcia Rodrigues vem do BCP, onde trabalhou, de resto, com o atual secretário de Estado do Orçamento, José Maria Brandão de Brito. Durante mais de uma década (entre 2008 e 2021) ocupou o cargo de economista sénior do banco liderado por Miguel Maya e, em junho de 2021, passou a liderar o departamento de estudos económicos, de acordo com o seu perfil na rede LinkedIn.

O nome de Márcia Rodrigues já terá passado no crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap), embora o parecer não seja vinculativo, e deverá ser confirmado pelo Governo no Conselho de Ministros da próxima semana, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO.

A nova administração do IGCP, que irá exercer um mandato até 2027, será liderada por Pedro Cabeços, que conta com uma carreira na área da banca de investimento, trazendo consigo uma vasta experiência em mercados financeiros e gestão de dívida. Entre fevereiro de 2016 e dezembro de 2023, ocupou o cargo de diretor na NatWest Markets, sendo responsável pelo departamento de Vendas de Renda Fixa para a Ibéria. Anteriormente, passou pelo Morgan Stanley e pela Société Générale, acumulando experiência em operações de taxa de juro.

O terceiro elemento da administração do IGCP é Rui Amaral, que já lá se encontra. Transita da equipa de Miguel Martín e fará a ponte para a nova administração cujos pelouros ainda vão ser definidos.

O IGCP é a agência responsável pela gestão da dívida pública portuguesa e da tesouraria do Estado português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças recrutam diretora do BCP para a nova equipa do IGCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião