Mercadona vai abrir mais uma dezena de lojas em Portugal. Veja as localizações

Retalhista espanhola vai inaugurar este ano os dois primeiros supermercados em Lisboa e o quarto no Porto. Com 7.000 trabalhadores em Portugal, já abriu as primeiras vagas de emprego para a expansão.

Loures (Santa Iria de Azóia e Frielas), Penafiel (Milhundos), Fafe, Leiria (Vale Sepal), Matosinhos (São Gens), Palmela, Lisboa (Santa Clara e Quinta do Lambert, Lumiar) e Porto (Amial). Estas são as localizações em que a Mercadona vai abrir novos supermercados em 2025, chegando ao final deste ano com uma rede de 70 espaços espalhados por 12 distritos do território nacional.

O plano divulgado esta sexta-feira confirma a informação adiantada pelo ECO que a retalhista espanhola vai chegar nos próximos meses à cidade de Lisboa e logo com duas aberturas. Um dos projetos, já em construção num terreno com 5.000 metros quadrados na rua Hermínio da Palma Inácio, na freguesia de Santa Clara (Alta de Lisboa), inclui uma área de escritórios para albergar a equipa com cerca de 100 pessoas que tem na capital em funções como recursos humanos, logística e obras.

Para dar resposta ao plano de expansão para 2025 já se encontra a recrutar para diversas funções, tendo atualmente vagas abertas sobretudo para operadores de supermercado, auxiliares de manutenção e operadores de armazém. Em janeiro, a empresa aplicou aumentos de 8,5% a todos os trabalhadores, fixando o salário de entrada em 14.963,90 euros brutos anuais (23 % acima do salário mínimo nacional).

Com perto de 7.000 funcionários em Portugal, dos quais 1.700 foram contratados em 2024, ao fim dos primeiros cinco anos de operação tem a funcionar 60 lojas e dois blocos logísticos (Póvoa de Varzim e Almeirim). Foi a 2 de julho de 2019, em Vila Nova de Gaia, que a empresa sediada em Valência e liderada por Juan Roig abriu o primeiro supermercado em Portugal, que é a primeira experiência de internacionalização da empresa que lidera o retalho alimentar em Espanha.

É também na margem sul do Douro que a Mercadona tem a sede da operação portuguesa, onde a retalhista instalou um hub de desenvolvimento de software. Esta nova estrutura foi integrada na Mercadona IT, responsável pela digitalização da empresa de Valência e que conta com mais de 1.000 profissionais.

Em 2023, o último ano para o qual já revelou resultados, a cadeia de supermercados Mercadona faturou um total de 35.527 milhões de euros, dos quais 1.403 milhões de euros em território português, onde quase duplicou (+90%) as vendas face ao ano anterior e “pela primeira vez não [perdeu] dinheiro”, como assinalou a administração. Reclama ainda ter mil fornecedores portugueses aos quais diz já ter comprado, desde 2019, mais de 3.000 milhões de euros.

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