Sismo que abanou Lisboa derrubou site do IPMA
Site do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) indisponível logo após o sismo desta segunda-feira em Lisboa, levantando dúvidas do ponto de vista da preparação para uma situação de maior gravidade.
O sismo sentido na região de Lisboa ao início da tarde desta segunda-feira não terá, para já, causado vítimas nem danos materiais. Mas foi suficientemente forte para derrubar o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A situação obrigou mesmo o IPMA a relançar o portal numa “versão simplificada”, devido a “um volume de tráfego excecionalmente elevado”.
Passavam 24 minutos da uma da tarde quando a terra tremeu na região da capital. O abalo sentiu-se durante poucos segundos, mas muitos dos cidadãos que terão tentado saber mais informação dirigindo-se ao site do IPMA não foram bem-sucedidos, pois a página não carregava.

O problema foi causado pelo elevado volume de acessos em simultâneo ao site do instituto que é a principal fonte de informação meteorológica e sísmica do país.
A situação levanta dúvidas do ponto de vista da preparação do país para um terramoto de maior intensidade, sobretudo na região de Lisboa, onde é público o elevado risco sísmico.
Entretanto, o site do IPMA voltou a ficar acessível alguns minutos depois do terramoto, mas a página normal foi substituída por uma “versão simplificada”.
Esta medida foi tomada “devido a um volume de tráfego excecionalmente elevado ou por ações de manutenção”, de acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA. “Assim que a situação o permita, retornará à página original”, lê-se no portal.
O sismo teve uma intensidade de 4,7 na escala de Richter e teve epicentro ao largo do Seixal, a sete quilómetros de profundidade. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avançou, na rede social X que “não há registo de danos pessoais ou materiais”.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, fará “declarações” e um “balanço” pelas 16h00. A conferência de imprensa, entretanto antecipada, esteve inicialmente marcada para as 16h30.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sismo que abanou Lisboa derrubou site do IPMA
{{ noCommentsLabel }}