Carrinhas elétricas chinesas “estacionam” em Portugal com Salvador Caetano
Com esta parceria com a Farizon, o grupo automóvel de Gaia garante a distribuição de mais uma marca chinesa de veículos elétricos.
O grupo Salvador Caetano, com sede em Vila Nova de Gaia, fechou um acordo com a chinesa Farizon para ficar com a distribuição nacional desta marca de veículos comerciais elétricos.
“A aliança estratégica com a Farizon Auto é uma demonstração do compromisso da Salvador Caetano Auto no que respeita à oferta de soluções de mobilidade sustentável em todas as vertentes, nomeadamente no mercado dos veículos comerciais ligeiros”, afirma Ricardo Lopes, diretor geral da Caetano Automotive Portugal.
A Farizon, marca do Geely Holding Group – detentor de marcas como Volvo, Polestar, Zeekr e Lotus – reclama o estatuto da marca chinesa número 1 de veículos comerciais movidos a novas energias, com uma quota de mercado interna superior a 20% e produção anual superior a 300 mil unidades, dividida por cinco fábricas, que produzem veículos comerciais ligeiros, comerciais de passageiros e pesados de mercadorias.
“A experiência do Geely Holding Group e o know-how do Grupo Salvador Caetano irão contribuir para a implementação e sucesso da Farizon em Portugal“, acrescenta o diretor geral da Caetano Automotive Portugal, citado em comunicado.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2025/02/ricardo-lopes-diretor-geral-caetano-automotive-portugal-distribuicao-1.jpeg)
Por sua vez, Cook Xue, general manager da Farizon International, realça que o lançamento em Portugal reforça a “estratégia para o mercado europeu dos veículos comerciais ligeiros” onde querem estabelecer-se “como um dos principais intervenientes”.
Em comunicado, a Farizon realça que conta ter representação e presença em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores até ao final de 2025.
A marca estreia-se em Portugal com a FarizonSuperVAN, um comercial 100% elétrico, com autonomia de até 398 quilómetros, com potências entre os 170 kW (231 cv) e 200 kW (272cv), capacidade de bateria entre os 49 e 106 kWh, comprimento entre 4,990 e 5,995 metros e até 1.480 quilos de carga útil.
A Farizon SuperVAN está disponível em Portugal em seis distintas versões, com preços a partir de 39.592,68 euros, sem IVA.
Em abril do ano passado, o grupo automóvel de Gaia garantiu a importação e distribuição da marca chinesa de veículos elétricos XPeng. O grupo sediado em Vila Nova de Gaia é também, desde maio de 2023, o representante da fabricante chinesa de veículos elétricos BYD.
Fundado em 1946, o Grupo Salvador Caetano emprega mais de 7.000 funcionários e conta com mais de uma centena de empresas estabelecidas na Europa, América do Sul e África, estando presente em 41 países em áreas de negócio da indústria (automóveis, autocarros e aeronáutica), importação e distribuição automóvel, mobilidade, equipamentos industriais, oficinas e serviços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carrinhas elétricas chinesas “estacionam” em Portugal com Salvador Caetano
{{ noCommentsLabel }}