Trump garante que “dentro de uma semana não haverá mais guerra na Ucrânia”

Donald Trump afirma que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem que ser parada o quanto antes, caso contrário ainda provoca uma terceira guerra mundial.

O presidente dos EUA prometeu que “dentro de uma semana não haverá mais guerra na Ucrânia” e que um “acordo está a ser trabalhado”. Donald Trump coloca a hipótese de uma terceira guerra mundial se ninguém parar estes dois países.

“Se não pararmos estes dois países (Ucrânia e Rússia) isto pode levar a uma terceira guerra mundial. Não vou deixar isso acontecer“, afirmou Donald Trump, na reunião com Macron que está a decorrer esta segunda-feira na Casa Branca para discutir futuro da guerra na Ucrânia, que faz esta segunda-feira três anos.

“Nós estamos a ajudar a Ucrânia como ninguém a ajudou até agora“, afirma Trump. “Se não me tivesse tornado presidente, a Ucrânia estaria na mesma situação e ninguém teria feito nada“, lamenta o líder dos EUA, reforçando que se fosse “presidente as chances desta guerra ter acontecido eram zero”, acusando o antigo presidente Joe Biden de ter permitido este conflito que já provocou mais de um milhão de mortos e feridos.

Donald Trump garantiu aos jornalistas que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky vai deslocar-se “ainda esta semana ou na próxima aos EUA para assinar o acordo” de exploração de minerais. “Estamos muito próximos de um acordo final”, avança o presidente norte-americano.

“Queremos o nosso dinheiro de volta – cerca de 350 mil milhões de dólares”, afirma o presidente. “Não sei como chegámos a dar este dinheiro, é muito dinheiro investido”, lamentou, culpando mais uma vez a administração Biden.

 

Já o presidente francês, Emmanuel Macron, sublinhou que a Europa está pronta a reforçar a sua defesa. “O nosso objetivo comum é construir uma paz sólida e duradoura” na Ucrânia, afirmou Macron à imprensa na Sala Oval da Casa Branca, acrescentando que espera um “forte envolvimento” norte-americano para a alcançar.

O Presidente francês considerou ainda que a Ucrânia “deve ser envolvida” nas conversações para pôr fim à guerra, face às declarações de Donald Trump que, na semana passada, minimizou a importância da participação ucraniana nas conversações de paz. A União Europeia (UE) tem vindo a defender condições de paz definidas pela Ucrânia e um lugar na mesa de negociações, juntamente com a Ucrânia, face à tentativa de mediação norte-americana com a Rússia.

“Tivemos uma boa discussão esta manhã no G7, no terceiro ano desta guerra na Ucrânia. E penso que o nosso objetivo comum, claramente, é construir a paz, uma paz sólida e duradoura”, disse Macron aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca. Durante uma sessão de perguntas e respostas aos jornalistas, Donald Trump elogiou a sua “relação especial” com o seu homólogo francês.

Apesar das suas divergências, Donald Trump e Emmanuel Macron asseguraram que pretendem trabalhar em conjunto para pôr fim à guerra na Ucrânia.

“Esperamos poder pôr fim a esta guerra ainda este ano”, disse, por sua vez, Zelensky na conferência com os líderes europeus que decorreu esta segunda-feira em Kiev, acrescentando que é “muito difícil para toda a nação suportar esta guerra”. O presidente ucraniano “espera ainda que os EUA continuem a apoiar o país”.

Na semana passada, Trump criticou o homólogo ucraniano, insinuando que é o responsável pela guerra. “Um ditador sem eleições, Zelensky é melhor agir rapidamente ou não restará nada do país”, escreveu o republicado na rede social X.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump garante que “dentro de uma semana não haverá mais guerra na Ucrânia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião