Lucro da EDP cai 16% para 801 milhões de euros. Empresa vai recomprar 100 milhões de ações próprias
A EDP informa ainda que vai iniciar um programa de recompra de ações de 100 milhões de euros, e irá aumentar o valor do dividendo para os 20 cêntimos por ação.
A EDP obteve um resultado líquido de 801 milhões de euros, 16% abaixo dos 952 milhões de euros registados no ano passado, informou a empresa através de um comunicado publicado na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“O forte desempenho da atividade de produção e gestão de energia em mercado e o aumento do contributo da atividade de redes de eletricidade no Brasil mais do que compensaram a redução do contributo da subsidiária EDP Renováveis (EDPR)”, escreve a elétrica, no comunicado divulgado junto dos investidores, depois de, horas antes, a subsidiária de energias limpas do grupo EDP ter apresentado prejuízos de 556 milhões de euros.
Já em termos recorrentes, o resultado líquido subiu 8% para os 1,39 mil milhões de euros. “Em termos consolidados, a EDP superou os objetivos financeiros pré-definidos no seu plano de negócios para 2024 beneficiando da diversificação geográfica e tecnológica e do seu perfil de utility integrada, atingindo um EBITDA recorrente de 5 mil milhões de euros, em linha com o objetivo previamente definido e um resultado líquido recorrente de 1,4 mil milhões de euros, acima do objetivo pré-definido de 1,3 mil milhões de euros”, aponta a empresa.
O EBITDA da elétrica caiu 4% para os 4,8 mil milhões de euros. Os custos operacionais (OPEX) apresentaram uma redução de 2% ou de 46 milhões de euros para os 1,9 mil milhões em 2024, num contexto de expansão de atividade, “refletindo um enfoque nas melhorias de eficiência”, indica a empresa. A dívida líquida em dezembro foi de 15,6 mil milhões de euros, 2% acima do mês homólogo.
EDP sobe o dividendo e recompra 100 milhões em ações
O Conselho de Administração Executivo irá propor à Assembleia Geral de Acionistas um aumento de 3% na distribuição de um dividendo relativo ao exercício de 2024, no valor de 20 cêntimos por ação, que compara com os 19,5 cêntimos previamente definidos como objetivo para este ano, informa a cotada.
Estes números representam um payout ratio de 60%, “ficando no ponto mínimo do intervalo de 60% a 70% definido para o período 2024-2026”, salienta a EDP.
Em paralelo, a elétrica divulgou a informação de que a administração executiva aprovou um programa de recompra de ações próprias no montante de 100 milhões de euros, que deverá vigorar durante um período máximo de três meses, a partir desta quarta-feira.
“O Programa de Recompra insere-se num contexto de abrandamento do investimento expectável no período de 2025-2026, e em linha com o compromisso da EDP de otimizar a sua alocação de capital e remuneração dos seus acionistas”, lê-se no comunicado.
(Notícia atualizada pela última vez às 20h51)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro da EDP cai 16% para 801 milhões de euros. Empresa vai recomprar 100 milhões de ações próprias
{{ noCommentsLabel }}