Munich Re diz que incêndios em Los Angeles poderão custar-lhe 1.200 milhões de euros

  • Lusa
  • 19:50

Esta estimativa "permanece incerta nesta fase devido à complexidade do sinistro". Mas "é já evidente que se trata do maior sinistro de incêndio florestal jamais registado pelo setor dos seguros". 

A maior resseguradora do mundo, a Munich Re, afirmou esta quarta-feira que os incêndios que atingiram Los Angeles e arredores em janeiro poderão custar-lhe 1.200 milhões de euros.

Esta estimativa “permanece incerta nesta fase devido à complexidade do sinistro”, declarou o grupo com sede em Munique, cuja atividade consiste em subscrever os riscos financeiros assumidos pelas seguradoras, de acordo com um comunicado.

“É já evidente que se trata do maior sinistro de incêndio florestal jamais registado pelo setor dos seguros”, acrescentou.

A empresa privada de meteorologia AccuWeather estimou as perdas económicas globais entre 250.000 e 275.000 milhões de dólares, dos quais apenas uma parte corresponde a perdas seguradas.

A Munich Re sentirá o impacto desta catástrofe no primeiro trimestre de 2025.

Em 2024, a Munich apresentou um lucro líquido de 5.700 milhões de euros, melhor do que a previsão de 5.000 milhões de euros, mas em linha com as expectativas dos analistas consultados pela FactSet referidas pela Afp.

No quarto trimestre, o lucro líquido registou uma ligeira descida de 3% em termos homólogos, situando-se em 979 milhões de euros, abaixo das expectativas dos analistas.

O grupo com sede em Munique decidiu, no entanto, aumentar o dividendo para 20 euros por ação (em comparação com 15 euros no exercício de 2023) e vai lançar um programa de recompra de ações de 2.000 milhões de euros, elevando o retorno aos acionistas para 4.600 milhões de euros, de acordo com um comunicado de imprensa separado publicado na terça-feira à noite.

No ano passado, os grandes sinistros custaram 3.890 milhões de euros, dos quais 2.640 milhões de euros relacionados com catástrofes naturais, sendo o mais dispendioso o furacão Helene, que atingiu o sudeste dos Estados Unidos (0,5 mil milhões de euros).

No quarto trimestre, o furacão Milton gerou perdas de 400 milhões de euros.

Apesar do impacto esperado dos incêndios de Los Angeles, a Munich Re continua a prever um aumento do lucro líquido para 6.000 milhões de euros em 2025, tal como anunciado em dezembro.

As vendas deverão atingir 64.000 milhões de euros, com base em previsões favoráveis para as futuras renovações.

Em 1 de janeiro, a resseguradora registou uma ligeira queda de 2,4%, para 15.600 milhões de euros, na primeira vaga de renovações de contratos, ao abandonar alguns contratos que não eram suficientemente rentáveis, mantendo praticamente estável o nível das taxas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Munich Re diz que incêndios em Los Angeles poderão custar-lhe 1.200 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião