Carlos Tavares vai receber mais de 60 milhões de euros no adeus à Stellantis

Entre salários, prémios e indemnização, o gestor português vai receber mais de 60 milhões de euros na sequência da sua saída da liderança da fabricante das marcas Peugeot e Citröen.

Carlos Tavares, gestor e empresário, em entrevista ao programa “O Mistério das Finanças”Hugo Amaral/ECO

Carlos Tavares vai receber mais de 60 milhões de euros na sequência da sua saída do grupo Stellantis, um montante que inclui salários, prémios e ainda uma indemnização, segundo revelou o fabricante automóvel.

O gestor português, que abandonou o fabricante das marcas Peugeot, Citröen e Opel no final do ano passado em rota de colisão com os acionistas, manteve-se como os um dos executivos mais bem pagos do setor em 2024, tendo auferido uma remuneração de 23,08 milhões de euros.

Apesar de ser uma quantia considerável, representa uma diminuição em relação aos 36,4 milhões que embolsou em 2023, em que o grupo automóvel teve um bom desempenho antes de afundar no ano passado.

O salário fixo de Carlos Tavares como conselheiro delegado da Stellantis manteve-se nos dois milhões de euros. Embora não tenha recebido prémio de curto prazo (em relação aos 5,7 milhões do ano anterior), o executivo português encaixou um bónus de longo prazo de 20,5 milhões e ainda uma contribuição de 500 mil euros para o seu plano de pensões.

Além disso, a Stellantis adianta no seu relatório e contas anual os detalhes do acordo de rescisão do contrato de Carlos Tavares: contempla dois milhões de euros de indemnização por despedimento (de acordo com a legislação dos Países Baixos), e ainda outros dez milhões que irá receber este ano por cumprimento de um dos seus objetivos como executivo do grupo.

Em janeiro do próximo ano o gestor português irá ainda receber 800 mil ações da Stellantis como incentivo de retribuição aos acionistas e também 1,27 milhões de ações adicionais como incentivo pelo cumprimento de objetivos a longo prazo. A soma destes dois pacotes de ações ascende a mais de 25 milhões de euros face à cotação de fecho deste quinta-feira.

Tudo somado, o antigo líder da Stellantis encaixará 60,2 milhões de euros com a saída do grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Tavares vai receber mais de 60 milhões de euros no adeus à Stellantis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião